Câmara doa pneus e combate risco ambiental

A Câmara dos Deputados doou lote de 360 pneus usados para serem reciclados

A Câmara, que até o ano passado leiloava ou devolvia às empresas os pneus inservíveis (utilizados pelos automóveis da Casa), passou agora a doá-los para reciclagem. A iniciativa é do Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara), ligado à Assessoria de Projetos Especiais da Diretoria Geral.

A primeira doação ocorreu nesta terça-feira (16). Os pneus foram recolhidos pela Secretaria de Parques e Unidades de Conservação (Comparques) do governo do Distrito Federal. O material será reciclado por meio de um convênio com a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip), que se encarregará de submetê-los a diversos tipos de processos, como trituração, laminação e esfarelamento.

O pneu leva mais de 50 anos para se decompor na natureza, pois não é biodegradável. Ele pode ser eliminado de duas maneiras: por meio de picotagem, quando é usado como matéria prima nas indústrias de cimento e asfalto, ou através da queima — mediante o uso de um filtro especial por causa da fumaça.

De acordo com levantamento feito pela (Anip), os pneus que já não servem mais e continuam disponíveis no país representam 26,5% dos 23 milhões que constam no setor de reposição. Ou seja, existem quase 6 milhões de pneus usados no país, uma ameaça ao meio ambiente.

"O importante nisso tudo é que a Câmara está fazendo sua parte. O material foi entregue a uma entidade responsável que, com certeza, dará o devido fim ao produto", explica Rachel Osório, coordenadora do Ecocâmara.

Na trituração, os pequenos pedaços de pneu se tornam um combustível de alto poder calorífico para fornos. Quando transformados em lâminas podem servir de suporte para sofás e poltronas. Enquanto em farelo, são misturados no asfalto, gerando resistência e elasticidade.

Fotos do recolhimento dos pneus estão disponíveis no site da Câmara (www.camara.gov.br). Basta acessar o portal e clicar os links da Agência Câmara e, em seguida, o do Banco de Imagens.

 


Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da CD em 24/8/05.