Plano de Logística Sustentável - Um Novo Ciclo se Inicia
A agenda de sustentabilidade de qualquer instituição não pode depender do acaso, nem será uma conquista colateral de sua administração. Ela exige, em seus eixos econômico, social e ambiental; planejamento, articulação e coordenação em torno de metas pactuadas e realistas, que trarão resultados decorrentes de uma sinergia de esforços.
O Plano de Logística Sustentável é o melhor instrumento disponível para transformar essa agenda em realidade, sobretudo nas instituições públicas. A Câmara dos Deputados, através de seu PLS, vem atingindo números históricos.
Podemos citar a redução em um terço do consumo de água a contar do ano 2000, o que equivale a três milhões de metros cúbicos e a uma economia de mais de 100 milhões de reais. Nos últimos 11 anos, 27 toneladas de resíduos eletroeletrônicos foram descartados corretamente para fins de reutilização. As usinas fotovoltaicas, que vêm sendo instaladas desde 2021, renderam em 2023 uma economia de energia elétrica estimada em mais de 180 mil reais, o que equivale a 10% do consumo.
Comparado a 2019 (último ano sem a influência de eleições ou pandemia) o ano de 2023, que encerrou o mais recente ciclo do Plano de Logística Sustentável da Casa, trouxe várias marcas importantes. Registra-se que a Câmara dos Deputados enviou 215 toneladas de resíduo reciclável para a cooperativa de catadores contratada, o que proporcionou o incremento em torno de 50% na renda mensal dos cooperados. Também neste ano a Casa atingiu a marca de 90% de licitações com critérios de sustentabilidade nas dimensões ambiental e social. Em 2023 reduzimos em mais de 50% o consumo de papel e a quantidade de páginas impressas. Diminuímos ainda o número de impressoras em 29%. 52 novos filtros de alta capacidade instalados causaram a queda de 39% no consumo de água mineral engarrafada. O uso de copos descartáveis também foi diminuído em 20%.
Estes são dados que demonstram o compromisso constante da Casa em relação a essa agenda, parte de uma história que já conta mais de 20 anos de respeito e de proteção às futuras gerações. O Plano de Logística Sustentável da Câmara dos Deputados, atualmente em sua quarta edição, já iniciou seu novo ciclo. Por meio dele esperamos a continuidade desse excelente trabalho, numa vigília zelosa pelos números que atingiremos em 2026.