Paraciclo facilita o uso de bicicletas na Câmara durante Dia Mundial sem Carro

Como parte da comemorações da Semana da Mobilidade, a Câmara dos Deputados ofereceu a seus servidores e visitantes, no dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, a facilidade de usar um paraciclo para estacionar suas bicicletas. O equipamento, disponível em frente ao Anexo I da Casa, recebeu usuários durante todo o dia. Na véspera, a Câmara assinou o Termo de Abertura para a construção de um bicicletário completo na Casa.
22/09/2010 16h50

Fotos: Luiz Alves e Leonardo Prado

Paraciclo facilita o uso de bicicletas na Câmara durante Dia Mundial sem Carro

Cristiane Jardim: carro em casa

 

A iniciativa de disponibilizar o paraciclo, promovida pelo núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), teve grande aprovação por parte de antigos e novos adeptos do veículo de duas rodas, que, ao estacionarem suas bicicletas no equipamento, se mostraram encantados com a facilidade.

 

O diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Câmara e diretor-geral em exercício Fábio Pereira foi um dos que prestigiaram a ação, chegando cedo do Lago Sul Fábio Pereiracom sua bicicleta. Segundo ele, é importante a adesão da Casa à Semana da Mobilidade, por sua sintonia com outros projetos do EcoCâmara na área de sustentabilidade. “Além do grande prazer que pedalar representa, pois andar de bicicleta é sempre muito bom”, acrescentou.



Maurício da Matta, diretor da Coordenação de Projetos do Departamento Técnico da Casa (Detec), disse ter adorado vir de bicicleta. “Pretendo vir toda sexta-feira”, prometeu. O servidor Eduardo Aquino contou usar o meio de transporte para o trabalho há 20 anos e disse aguardar, ansioso, pela construção do bicicletário. “Também estou aguardando o bicicletário para adotar a bicicleta 3 vezes por semana”, afirmou a assessora técnica Cristiane Jardim.


 

                                  Até mesmo funcioMaurício da Mattanários de órgãos vizinhos à Câmara aproveitaram a oportunidade para aderir ao Dia Mundial sem Carro e estacionarem suas bicicletas com conforto e segurança. Marcelo Orlande, servidor do TCU, veio pedalando da 306 Sul e disse que ficou sabendo da iniciativa pela sua namorada, que trabalha na Câmara. “Como já venho há três anos de bicicleta para o TCU, vim para apoiar a iniciativa”, contou o ciclista. Já o funcionário do Senado João Carlos Teixeira usa o meio de transporte alternativo desde fevereiro para vir trabalhar no Congresso, partindo da Asa Sul e também parou sua bicicleta na Câmara. “Já estava sentindo falta de uma iniciativa nesse sentido”, declarou.