Núcleo de Gestão Ambiental comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados – EcoCâmara - nesta quinta-feira (10/06), com uma cerimônia especial, no Plenário 2. A assinatura de um termo de cooperação entre o EcoCâmara e o Senado Verde pelos diretores-gerais das duas casas, o lançamento do CD “Compilação da Legislação Ambiental”, a apresentações do topo especial da página da Câmara em comemoração à data e da campanha sobre a ecolavagem fizeram parte do evento.
14/06/2010 16h25

Núcleo de Gestão Ambiental comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Cerimônia em comemoração ao Dia do Meio Ambiente


Também houve uma palestra sobre a substituição das garrafas PET de água mineral por filtros, o lançamento do novo site do EcoCâmara, a entrega dos diplomas do curso de jardinagem aos funcionários da Seção de Manutenção de Jardins e a distribuição de mudas de árvores frutíferas. Todas essas atividades fizeram do evento uma manifestação rica e variada da preocupação da Casa com as questões relativas à sustentabilidade.

Acordo Câmara/ Senado

A assinatura de um acordo de cooperação ambiental, inédito entre o Câmara e o Senado, pelos diretores-gerais das duas casas legislativas, Sérgio Sampaio e Haroldo Tajra, abriu o evento. Trata-se de uma iniciativa negociada pelos dois núcleos de gestão ambiental, EcoCâmara e Senado Verde,  para estudos visando a  normatização de critérios de Assinatura do Acordo de Cooperação Ambiental Câmara / Senado sustentabilidade a serem adotados em licitações e demais processos de aquisição.
 
Sérgio Sampaio declarou que essa será a primeira de muitas iniciativas conjuntas das duas instituições e Haroldo Tajra salientou que estas são “oportunidades para demonstrarmos que nós, no Parlamento, fazemos a coisa certa,  no profissionalismo, no trato com os bens públicos e com o bem maior, o meio ambiente”.

Ecolavagem


Tânia Maria Fonseca Pinto, coordenadora da área temática Coleta Seletiva e Responsabilidade Social do EcoCâmara, apresentou a campanha sobre a ecolavagem de automóveis que será lançada dia 16 de junho, quarta feira, às 11h, no estacionamento do Anexo I. A ecolavagem é um processo de limpeza de veículos automotivos com produtos químicos, que praticamente dispensa o uso da água.

 Tânia Pinto apresentou a campanha da EcolavagemO novo método será obrigatório em todos os estacionamentos públicos do Distrito Federal a partir de 1º de julho, de acordo com o Decreto Distrital nº 30.522, de 3 de julho de 2009.

Segundo Tânia, a campanha, que conta com diversas peças gráficas,  tem por objetivo esclarecer os usuários sobre as vantagens e a segurança do processo, além de demonstrar a importância da adesão dos funcionários da Casa à novidade para os lavadores que atuam nas imediações da Câmara, que dependem desse público para a obtenção de seu sustento.

Filtros de água

Roberto Moreira da Costa, coordenador da área temática Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas do EcoCâmara, e Carolina Salomão, coordenadora-adjunta,  fizeram uma apresentação sobre o processo de substituição das garrafas PET de água mineral por filtros. A iniciativa visa diminuir o grande número de garrafas que são descartadas – causadoras de grandes prejuízos ambientais –, combater o desperdício de água – uma vezCarolina Salomão falou sobre a substituição das garrafas pet por filtros de água que muitas sobras das garrafas acabam sendo jogadas fora –, assim como obter economia de recursos, dado que os custos diretos água filtrada são significativamente menores.
Despesas com transporte e armazenamento também são eliminadas com os novos equipamentos, ao mesmo tempo em que água de qualidade, duplamente filtrada e rigorosamente testada a cada quatro meses, está sendo oferecida a servidores e visitantes.
  Todo o Anexo I já recebeu os novos filtros e a ação deve se estender, em breve, a outros setores da Câmara. Segundo Carolina, a economia esperada é de cerca de R$ 700 mil por ano.


 Novo site do EcoCâmara e topo temático

O novo site do EcoCâmara foi apresentado pelo coordenador da área temática Comunicação Institucional do Núcleo de Gestão Ambiental, William França, que destacou as novas áreas da página e a preservação das informações antigas, muito acessadas como fonte de pesquisa por pessoas e instituições interessadas em implementar iniciativas semelhantes.

O grande sucesso da apresentação ficou por conta da seção “Áreas Verdes em 3-D”, que traz imagens tridimensionais, que foram produzidas pelo fotógrafo Luiz Alves, do Serviço Fotográfico (Sefot).

William aproveitou também para apresentar o “topo verde” da página da Câmara dos Deputados, adotado na página principal do portal durante a semana de comemorações do Dia do Meio Ambiente. Segundo ele, trata-se do primeiro dos topos temáticos, novidade que, de agora em diante, permitirá que o portal se adeque visualmente ao momento vivido pela instituição.

Clique aqui para ler a matéria sobre o novo site.

Legislação Ambiental

O Centro de Documentação e Informação lançou o CD  “Compilação da Legislação Ambiental”,  versão eletrônica do conjuntos de leis brasileiras relativas ao meio ambiente. Janice Silveira,  diretora da Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados e coordenadora-geral do EcoCâmara, chamou atenção para a importância da iniciativa, que permite um acesso facilitado às normas que regem as relações com a ecologia e mostrou novidades,CDs "Compilação da Legislação Ambiental" como o índice interativo, pelo qual o usuário pode conhecer o conteúdo de cada item antes de clicar para abri-lo.

O conteúdo do CD está disponíveis nos sites da Biblioteca Digital e do EcoCâmara.

Clique aqui para conhecer o contudo do CD  “Compilação da Legislação Ambiental”


Jardineiros recebem diploma de curso

Durante a cerimônia, doze jardineiros da Seção de Manutenção de Jardin'Seu Chico': diploma de jardinagem conquistados da Câmara dos Deputados receberam os diplomas do “Curso de Jardinagem Prática” da Escola de Paisagismo de Brasília. Isso só foi possível graças à parceria do EcoCâmara com a instituição de ensino, que deu 50% de desconto aos alunos, e ao esforço pessoal dos próprios jardineiros, que desembolsaram o valor restante, uma vez que a legislação impede a Casa de investir na capacitação de funcionários terceirizados.
Os jardineiros receberam os diplomas das mãos de Sérgio Sampaio, diretor-geral da Câmara; Cássia Botelho, diretora da Assessoria de Projetos e Gestão Estratégica da Câmara (Aproge); Janice Silveira, coordenadora-geral do Ecocâmara; Gilson Dubbin, coordenador-geral adjunto; Andréa Valente, coordenadora-geral do Senado Verde; Cesar Fonseca, diretor da Escola de Paisagismo e de Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de jardins e coordenadora da área temática Áreas Verdes e Vida Animal do EcoCâmara.


Distribuição de Mudas

Encerrando o evento, houve a distribuição de cem mudas de árvores frutíferas, sendo 50 de pitangueira e 50 de goiabeira doméstica.
 
A doação foi uma iniciativa do ecocamarada Jairo Luis Brod. As pequenas árvores foram bastante disputadas entre os presentes, que demonstraram grande alegria com a oportunidade de plantar uma árvore, ação que rende incontáveis benefícios ambientais ao longo das décadas.