Novo sistema de captação reduz gasto de água potável na Câmara

04/03/2016 14h50

Daniel Gonzaga

Novo sistema de captação reduz gasto de água potável na Câmara

Nova torneira automática instalada nos banheiros da Casa

A Câmara dos Deputados vem ao longo dos anos buscando soluções para aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais. O desperdício de água potável representa um grave problema socioambiental. Isso porque apenas 3% de toda água do planeta é adequada para uso. A meta para 2016 é a implantação de um novo sistema de reuso de água da chuva e a perfuração de poços para preenchimento do espelho d’água do Congresso Nacional e irrigação dos jardins.

Outra ação fácil de prever, e que está sendo implantada, é a substituição das torneiras convencionais dos banheiros por torneiras de fechamento automático. “Elas garantem uma boa economia de água. Evoluímos também na questão de controle da água utilizada em nossos vasos sanitários, por meio de instalação de válvulas de controle” conta o Diretor do Departamento Técnico (Detec), Mauro Moura.

De acordo com o engenheiro civil do Detec, Paulo Zabot, essas medidas representam um grande impacto no total gasto em água potável pela Casa: “Atualmente, são utilizados cerca de 25 milhões de litros por ano, apenas para encher o espelho d’água e irrigação dos jardins localizados nos arredores da Câmara. Com o novo sistema, conseguiremos reduzir drasticamente o volume de água utilizado para esses fins.”

Até o final de novembro ocorrerá a perfuração dos poços. Zabot enfatiza a importância da implantação dessa nova maneira de captação da água: “A água que utilizamos atualmente para irrigar nossos jardins e para preencher o espelho é água potável. Porém é uma água que acaba voltando imediatamente para o subsolo e para o ar. Ou seja, o tratamento dessa água acaba se tornando inútil”, explica. A expectativa é de que a água captada da chuva e dos poços sirva de forma complementar à utilizada atualmente para esse fim.

Paulo Zabot, que também é coordenador da Área Temática de Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas do EcoCâmara, informou que, em 15 anos, a Câmara conseguiu reduzir cerca de 60% do volume total de água potável utilizada anualmente. Outra ação da área são as obras que estão sendo realizadas em todos os banheiros da Casa para automatização das torneiras e válvulas de descarga dos vasos sanitários. A substituição representa uma redução de cerca de 50% no total gasto de água para essas utilidades. As trocas devem ser concluídas no final do mês de julho.