Mostra do Museu Aqueológico sobre o cerrado chega ao Cefor no dia 24
É com muitas expectativas boas que convidamos você para participar do início da mostra do Museu Arqueológico e Histórico do Planalto Central, no Cefor, sala 39, dia24/04, às 9h.
O objetivo do Museu é dar a conhecer a sociedade uma história desconhecida: a Eco-história do Cerrado. Uma história que está relacionada à mais antiga ocupação humana ocorrida na região, há cerca de 11 mil anos! Quando as pessoas se reúnem para construir e dividir novos conhecimentos, investigam pra conhecer melhor, entender e transformar a realidade que nos cerca, estamos falando de uma ação educativa. Quando fazemos tudo isso, levando em conta alguma coisa que tenha relação com o nosso patrimônio socioambiental e cultural, então, estamos falando de Educação Patrimonial.
Logo após, teremos uma conversa agradável com a Professora de Educação Ambiental e Ecologia Humana, Rosângela Corrêa, da UNB.
Cerratense de nascimento e na alma, a professora Rosângela possui graduação em História pelo Centro Universitário de Brasília (1983), mestrado em Antropologia Social (1988) e doutorado em Antropologia Social (2000) pela Universidad Iberoamericana, México. Atualmente é professora adjunta II na graduação, na Faculdade de Educação e na Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG/CEPPAC), da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, antropologia do trabalho, meio ambiente, educação para a paz, ecologia humana, relações interétnicas e raciais, sociobiodiversidade do Cerrado. Foi coordenadora da Área de Educação e Ecologia Humana (2011-2013). Pesquisadora da Linha de Pesquisa 'Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinariedade'. Associada Efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA).