Mês da Sustentabilidade 2020

01/06/2020 11h55

Mês da Sustentabilidade 2020

Dia Mundial do Meio Ambiente - 05-06-20

A Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, também conhecida como Legislativo Sustentável foi criada em novembro de 2019 com o objetivo de, tendo a adesão e Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Tribunais de Contas, compartilhar boas práticas sustentáveis no âmbito do Legislativo.
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Rede, Coordenada pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União, promoverá, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, uma série de encontros para debater os desafios de promover a sustentabilidade no Poder Legislativo, e de se trabalhar em rede. Os eventos terão início no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, e objetivam destacar a importância de abordar a temática e aprofundá-la na gestão pública.
Ao todo, estão previstos quatro painéis, sempre as sextas-feiras, das 10h às 12h, com palestrantes convidados, gestores dos departamentos de sustentabilidade e de inovação do Legislativo que falarão sobre as suas experiências e debaterão o papel do setor público na transição para a economia verde. O evento inaugural será no dia 05/06 (sexta-feira), às 10h, com a presença dos Diretores-Gerais do Senado Federal, Ilana Trombka; da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio; do Secretário-Geral Adjunto do TCU, Adriano Amorim, ; e do professor e pesquisador Cristiano Ferri, do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Ele fará uma palestra sobre o papel das redes no avanço da sustentabilidade.

O painel será mediado pela secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, que informa que a Alerj aderiu ao movimento em 2019, num esforço contínuo de adequação de suas medidas administrativas, atos e processos à pauta da sustentabilidade e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “A preocupação ambiental é uma questão crucial para a administração do Legislativo Estadual. Por isso, queremos difundir não só práticas sustentáveis, mas o “saber fazer” acumulado pela Rede Legislativo Sustentável. Em março deste ano, representantes de 20 câmaras municipais e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) assinaram o termo de adesão à Rede Nacional Legislativo Sustentável, em solenidade realizada pela Alerj. Nosso objetivo é estimular a adesão de todas as câmaras municipais à Rede Legislativo Sustentável”, explica.

Todos os eventos serão exibidos ao vivo no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no Youtube (https://www.youtube.com/forumdesenvolvimento), e serão disponibilizados no portal da Rede de Legislativo Sustentável (https://www.congressonacional.leg.br/rede-legislativo-sustentavel)

Acesse a programação e saiba mais sobre o Mês da Sustentabilidade.