Relançado o programa de voluntariado ambiental Ecocamarada

28/09/2007 10h00

EcocamaradaO Núcleo de Gestão Ambiental EcoCâmara lançou no dia 27 de setembro o programa Ecocamaradas, programa de voluntariado de gestão ambiental. O Ecocamaradas foi concebido para dar condições de os servidores e funcionários intervirem no processo de construção de um modelo de administração voltada para a sustentabilidade e conservação do Planeta.

A novidade da nova edição do programa traz a  parceria da Câmara com a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica, entidade que contribuirá com seu conhecimento na prática de cooptação e treinamento de voluntariado, bem como no oferecimento de cursos de capacitação sobre temas ambientais.

Todos os candidatos ao voluntariado receberão treinamento, onde serão aprofundadas noções de utilização de água, energia e papel, questões específicas da Câmara, e também informações sobre o aquecimento global.

Segundo o Diretor-Geral da Casa, Sérgio Sampaio, os voluntários poderão atuar nas dez áreas temáticas que compõem o EcoCâmara e dessa forma participarão de forma mais ativa do proposta de tornar a Instituição um pólo de excelência em gestão ambiental. Sérgio Sampaio acrescentou que a Câmara já é modelo em várias práticas ambientais, mas, para superar novos desafios, é necessário que todos estejam envolvidos.

O lançamento, que ocorreu no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (CEFOR), também contou com a presença do diretor de Recursos Humanos da Câmara, Fábio Rodrigues Pereira; o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental - o EcoCâmara, Rômulo Lima Câmara, o coordenador da área de Educação Ambiental do EcoCâmara, Gilson Vasconcelos Dobbin, o coordenador do Programa de Voluntariado da Fundação SOS Pró-Mata Atlântica, Beloyanis Bueno Monteiro, e a dirigente da Associação Ambientalista Taminoá, Elizabeth Bogéa Carvalho, que mostrou como a ONG vem desenvolvendo suas atividades.

O programa Ecocamaradas foi sugerido pelo servidor Jairo Luis Brod no concurso Setembro Verde na edição de 2004. O concurso reuniu propostas que estimulassem a mobilização e o apoio dos servidores às ações ambientais realizadas na Câmara e teve a proposta Ecocamaradas como vencedora.

Os interessados em se tornar voluntários no programa podem se inscrever pela Intranet (https://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/ecocamara) ou no Escritório Verde (Anexo IV Térreo – 3216-2169)


Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados em 08/10/2007