Juventude e Meio Ambiente

Em maio deste ano, o Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara) e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), em parceria com a ONG Interagir, promoveram o evento "Juventude e Meio Ambiente". O público, composto exclusivamente por adolescentes que trabalham na Câmara na condição de aprendizes ou no exercício do primeiro emprego, assistiu a palestras de sensibilização e participou de oficinas de criatividade.


Sob o enfoque meio ambiente e participação social, as palestras propunham demonstrar que a preservação da saúde do Planeta é responsabilidade de todos — cidadãos, instituições civis, públicas e privadas.

Servidores do EcoCâmara e do Ministério da Educação falaram sobre os projetos adotados em cada órgão para reduzir o impacto ambiental (consumo e descarte de papel, uso de água, luz, entre outros) gerado pela execução de suas atividades rotineiras. Ao final, o público pôde esclarecer suas dúvidas e satisfazer suas curiosidades a respeito desses e outros trabalhos desenvolvidos na administração pública.

Nas oficinas de criatividade, coordenadas pela ONG Interagir, estabeleceu-se o diálogo entre os facilitadores e os jovens participantes, de modo a incentivá-los a participar ativamente das transformações esperadas no plano ambiental. Em grupos menores, eles foram convidados a refletir sobre conceitos, problemas e soluções, e a se expressar verbal e graficamente (desenhos e frases).


O grupo discutiu sobre o conceito de Meio Ambiente, bem como sobre os problemas ambientais da atualidade e as contribuições que cada um poderia oferecer para modificar a realidade e restabelecer o equilíbrio ecológico.

Empolgados com o tema, os jovens envolveram-se na troca de informações e experiências. Segundo a participante Samara Chaves de Almeida, "o evento foi uma boa oportunidade para que os jovens que trabalham na Câmara comecem a pensar ou aprofundem o interesse sobre a preservação da natureza".

Comprovando que juventude e meio ambiente são temas afins, Samara e mais três colegas — Naiara de Jesus Santana, Walinson Oliveira Mota e Walinson Chagas - participaram do V Fórum de Protagonismo Juvenil do DF, que reuniu vários jovens da região no aprofundamento das discussões.


O comprometimento com a causa não pára por aí. Walinson Oliveira Mota, que já integra grupos juvenis organizados por sua igreja, pretende levar o enfoque ambiental às próximas reuniões, além de estar interessado em conhecer outras entidades sociais que se dedicam ao tema.

 

Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 26/6/06