III Jamboree de Escoteiros

 

Resultado da primeira grande exposição voltada ao público externo que aconteceu no mês de maio no Pátio Brasil, o EcoCâmara amplia sua rede de divulgação participando do III Jamboree Nacional de Escoteiros.

O evento começou no dia 17 julho e fica até esta sexta-feira (21), das 8 às 18 horas, com exposições, oficinas abertas ao público de forma gratuita. As visitas serão guiadas e a entrada acontece pelo portão B do Pavilhão ExpoBrasília, no Parque da Cidade.

O III Jamboree, que tem no nome o significado de "grande encontro" na língua inglesa, reúne os escoteiros de todo país entre 11 e 17 anos e espera receber mais de 3 mil participantes, além da equipe de organização, educadores, convidados nacionais e internacionais (Américas e Europa).

Com o propósito de incentivar os jovens a desenvolver o espírito crítico e a participar ativamente do contexto sociopolítico na busca pela paz, o III Jamboree promove atividades voltadas à reflexão das questões culturais, sociais, cívicas e ecológicas.

 

Feira de oportunidades

Diante da proposta de conscientizar o público para as demandas ambientais, o EcoCâmara expõe os trabalhos realizados na área da preservação da biodiversidade, coleta seletiva, gestão de resíduos de saúde e as intervenções feitas para reduzir o consumo de água e energia.

 

O cenário, formado por maquetes, projetos de paisagismo e diversificado material informativo, ilustra os novos procedimentos adotados pela Casa em respeito às exigências ambientais dispostas em lei e outros trabalhos de valorização da natureza local.

Ainda no estande reservado à Câmara, são apresentados os projetos elaborados na área da educação infanto-juvenil — o site  Plenarinho e o Programa Estágio-Visita -, que compõem a Feira de Oportunidades ao lado de iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU), Pastoral da Criança, Fundação Hemocentro, Receita Federal, dentre outras instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

 

O movimento

O movimento escoteiro é a maior mobilização de juventude do mundo, com mais de 28 milhões de membros, presente em 155 países e inserido nas mais diversas culturas, crenças e classes sociais. No Brasil, são mais de 60 mil associados entre voluntários jovens e adultos, moças e rapazes, nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 20 de julho de 2006.