Infoleg: aplicativo móvel busca diminuir uso de papel na Câmara

17/03/2016 15h50

Daniel Gonzaga

Infoleg: aplicativo móvel busca diminuir uso de papel na Câmara

Servidores Fernando Torres, Miguel Geronimo e Tarcisio Prado no evento de apresentação do aplicativo

Novo aplicativo da Câmara dos Deputados, o Infoleg tem como objetivo facilitar o acesso do público em geral às informações sobre o exercício da atividade parlamentar. O aplicativo, que está disponível para smartphones e tablets desde o dia 16 de março, visa melhorias em termos de agilidade e transparência no acesso à documentação da atividade parlamentar.

A iniciativa também tem o intuito de gerar uma redução na impressão e uso de papel, uma vez que disponibiliza informações completas das atividades legislativas, como documentos em discussão na íntegra. Hoje, são impressas cerca de um milhão de cópias de documentos por ano pelo Departamento de Comissões.

Para o Coordenador da área Temática de Educação para a Sustentabilidade do EcoCâmara, Rodolfo Vaz, do Cenin (Centro de Informática da Câmara dos Deputados), o lançamento do aplicativo faz parte de um processo educativo aos servidores da Câmara e sociedade quanto ao uso do papel: “Queremos que as pessoas parem de demandar apenas o papel impresso, afinal, hoje em dia tudo pode ser feito através do computador, e principalmente, pelo celular. Queremos mostrar a importância de reduzir o uso dos recursos naturais, em prol do meio ambiente”.

 

Infoleg

Aplicativo

O aplicativo Infoleg é acessível a qualquer cidadão – parlamentares, imprensa, assessores, público em geral, etc. É dividido em seis temas: Deputados, Agenda Legislativa, Plenário, Comissões, Proposições e Legislação.

A novidade possibilita, entre várias funções, o acesso a diversas informações sobre os deputados da atual legislatura, agenda diária legislativa de cada parlamentar, detalhes de cada Sessão/Reunião, transmissão em tempo real das sessões e reuniões em andamento no momento e o acesso as principais normas brasileiras, como a Constituição Federal de 1988, Regimento Interno da Câmara dos Deputados e o Código de Ética e Decoro Parlamentar.