Ibama busca experiência na Coleta Seletiva da Câmara

24/02/2010 06h00

A coleta seletiva do Programa de Gestão Ambiental da Câmara vem recebendo Ibamavisitas de outros órgãos públicos que vêm conhecer como o EcoCâmara vem contribuindo com o meio ambiente e gerando benefícios sociais.

Desde setembro do ano passado, terceirizados do Ibama, divididos em grupo de 20 pessoas, vêm à Câmara com intuito de observar todo o processo da coleta seletiva dentro da Casa. Além do órgão de controle ambiental, em dezembro de 2009 o Ministério dos Transportes também veio conhecer o programa.

 

 

Treinamento

Na manhã do dia 4 de fevereiro, o EcoCâmara recebeu o quarto grupo de terceirizados. No Escritório Verde (localizado no térreo do Anexo IV), eles assistiram  a um vídeo institucional e tiveram uma aula sobre a importância da segregação do lixo e da reciclagem de materiais. Os visitantes puderam ainda interagir com os servidores dos gabinetes do anexo IV, num jogo de perguntas e respostas sobre a maneira correta de descartar os resíduos .

Durante esse período, o Ibama visitou também a cooperativa de catadores (Cortrap) e a empresa Capital Recicláveis. Aqui na Câmara, os funcionários foram acolhidos pela técnica ambiental Jacimara Guerra e pelo coordenador da área Coleta Seletiva, Valfredo Viegas. Ambos são responsáveis pelo monitoramento de resíduos em todos os anexos da Casa.

Para ajudar nas explicações, Jacimara sempre convida a  “Dona Ruth”, servente do anexo IV, que costuma demonstrar na prática como ela trabalha, recolhendo em sacos de cores diferentes (azul, vermelho e preto) os diferentes resíduos.

No pátio de resíduos, onde o treinamento é encerrado, o cooperado João Carlos transmite mais esclarecimentos sobre a separação dos sacos que são escolhidos e transportados pela Cortrap.