Exibição de filme estimula reflexão sobre descarte de resíduos
O EcoCâmara, em parceria com a Ecofalante Play, exibiu na última quinta-feira (23) o documentário O lixo nosso de cada dia para os aprendizes da Câmara dos Deputados.
Dirigido por Fernanda Barban (2019), o filme retrata a realidade do descarte de resíduos em São José do Rio Preto (SP) e convida o público a refletir sobre a relação das pessoas com o lixo que produzem diariamente.
Após a sessão, foi realizado um bate-papo mediado pelo servidor Alberdan Teles, integrante da equipe do EcoCâmara. Durante a conversa, os aprendizes compartilharam impressões e questionamentos sobre o conteúdo exibido.
Vinicius Castro destacou o excesso de embalagens nos produtos:
“É algo sobre o qual eu não tinha pensado muito, mas realmente não faz sentido colocar tantas embalagens. No final, acaba sendo mais lixo no planeta.”
Já Ana Clara Nunes chamou atenção para a obsolescência programada:
“Basta pensar nos celulares. Eles já são feitos para durar um certo período e depois não atualizam mais, mesmo que o aparelho esteja em perfeito estado. Tudo para obrigar as pessoas a comprar um novo.”
Sabrina Tavares, educadora social responsável pelos aprendizes, também participou do debate:
“Na minha casa, eu costumo lavar as embalagens antes de separá-las, mas não tinha refletido que esse gasto de água é desnecessário, já que o objetivo é cuidar do meio ambiente e economizar recursos naturais.”
A atividade integrou as ações educativas promovidas pelo EcoCâmara, que busca sensibilizar servidores, colaboradores e aprendizes sobre o consumo consciente, a redução de resíduos e a importância de práticas sustentáveis no cotidiano.