Em seis meses, papa cartão reciclou mais de dois mil cartões na Câmara dos Deputados.

A máquina contém os danos ambientais e traz segurança para o titular
08/06/2015 15h58

Enquanto esteve na Casa por seis meses, o papa cartão triturou mais de dois mil cartões de servidores e visitantes. Além disso, o EcoCâmara encaminhou mais de 60 kg de cartões triturados durante o período de outubro de 2014 a abril desse ano, quando houve a substituição dos crachás.

 Idealizado pelo empresário Renato de Paula a máquina tem o objetivo de conter os danos ambientais causados pelo descarte inadequado do plástico e inutilizar as tarjas magnéticas, protegendo o titular da conta. A ação também transforma os restos triturados em outros objetos, como pranchetas e caixas.

A ideia começou por causa da preocupação com os resíduos gerados pela empresa de Renato. Em 2011, criou com a empresa o Programa RC- Reciclagem de cartão, um programa de logística reversa de cartões pró-consumo, que conta com o Papa Cartão, para as pessoas fazerem o descarte seguro e correto.

“Nosso objetivo é aumentar os pontos de coleta de cartões pelo país e transformar os resíduos coletados em novos produtos”, conta Renato. Para ele, é importante mostrar que quando o plástico é descartado corretamente, é possível produzir novos produtos que retornam para uma nova cadeia. “Acreditamos no desenvolvimento sustentável da pequena empresa através da reciclagem de um pós-consumo”, completa.