Educação Ambiental é primordial para desempenho sustentável dentro da Casa

Para as coordenadoras da área temática, é importante estimular o conhecimento ambiental para a conscientização dos servidores.
15/04/2015 16h03

A Educação Ambiental não é uma disciplina, mas sim um conhecimento transdisciplinar. É isso que as coordenadoras da área temática, Corina Castro e Ana Paula de Faria, defendem sobre o assunto. “O que eu vejo da educação ambiental seria um processo educativo que nos conduzisse a alterar alguns paradigmas da cultura que a gente via”, comenta Ana Paula. 

De acordo com Corina, a Educação Ambiental tem o papel de mobilizar o conhecimento do assunto na Casa, mas envolvendo as outras áreas temáticas. “O que de fato a gente vem fazendo, e vamos continuar fazendo é a educação do lixo, da gestão da economia de cursos, de material. Mas com essa perspectiva de que precisa transcender isso, sair isso e ir além”, afirma.

É fundamental que as pessoas se conscientizem e entendam que o mundo passa por mudanças climáticas significativas decorrentes dos atos humanos, continuou Corina. “Enquanto a gente viver numa redoma, se protegendo em caixinhas da vida, a gente não faz muito efeito nesse mundo”, completa. Dessa forma, o EcoCâmara considera a Educação Ambiental como um dos principais fatores de mudança social, não só na vida do servidor, mas também na do cidadão, e também um pilar fundamental para um bom desenvolvimento sustentável dentro da Casa.