EcoCamaradas participam de Oficina em parceria com o S.O.S. Mata Atlântica

03/05/2010 18h45

Vinte e um Ecocamaradas participaram, durante toda a quinta-feira, 29 de abril, da 2ª Oficina de Trabalho Baseado no Modelo Colaborativo, oferecida em uma parceria do Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados com a organização não-governamental SOS Mata Atlântica.

O modelo colaborativo de trabalho é uma metodologia de desenvolvimento comunitário, centrada nos conhecimentos, talentos, potencialidades e habilidades da própria comunidade. Os instrutores foram Beloyanis Bueno e Fabrizio Violini, respectivamente coordenador de mobilização e consultor da Fundação SOS Mata Atlântica. Segundo Beloyanis, o “Belô”, o objetivo da oficina é “fortalecer a capacidade de atuação das organizações envolvidas na áreas de voluntariado, captação de recursos e desenvolvimento comunitário, usando atividades de capacitação, consultoria e troca de experiências.”

A primeira parte desta segunda oficina fez uma breve resumo da primeira, realizada no ano anterior, seguida por relatos de ações desenvolvidas. Na sequência, os participantes discutiram modos de construir indicadores para avaliar o desempenho e o desenvolvimento do Programa Ecocamaradas, o envolvimento efetivo dos voluntários, o estímulo a novas inscrições, o contato com os ecocamaradas já inscritos e o nível de satisfação e reconhecimento gerado pelo programa, além das vantagens e desvantagens de processos de avaliação.

A oficina também serviu para que fossem debatidas propostas de participação para o programa de voluntariado ambiental da Câmara do Deputados durante a semana do meio ambiente, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de junho, quando diversas ações devem ser realizadas pelos vários setores da Casa. Após muitos debates, foram escolhidas as idéias mais viáveis,  nomearam-se voluntários responsáveis pela elaboração de projetos para a efetiva realização das ações.

Conheça as idéias e os ecocamaradas encarregados da elaboração dos projetos:

  • Doe seu Reciclável (2ª edição)
    responsáveis: Camila Faria de Lara Fortes e Luciana Rubino
  • Caminhada Interna / Corpo-a-corpo sobre a EcoLavagem
    responsáveis: Nilma Martins Calazans e Camila Faria de Lara Fortes
  • Caminhada ao Bosque
    responsáveis: Adsan Jacqueline Viana Stemler e Reynaldo Loureiro Stavale

Além dessas, também foi aprovada a proposta de realização de vídeos com depoimentos de voluntários do Programa Ecocamaradas, sem vinculação direta com a semana do meio ambiente. Akimi Watanabe e Roberto Rocha Peixoto se responsabilizaram por este projeto.

Para Gilson Vasconcelos Dobbin, coordenador-geral adjunto do EcoCâmara, “acertamos ao escolher um método de trabalho que permitiu discutir conceitos, avaliar posturas e elaborar planos de ação imediatos; foi divertido e produtivo.”

O Programa EcoCamaradas continua aberto a novas inscrições. Que tal agora você também fazer a sua parte? Clique aqui, faça sua inscrição e se torne um Ecocamarada.