Ecocamaradas fazem encontro para buscar novas formas de colaboração

05/11/2009 05h00

Dentro das atividades em comemoração ao Dia do Servidor na Câmara dos Deputados, os Ecocamaradas e coordenadores do EcoCâmara participaram na quinta, dia 29 de outubro, da “Oficina de Trabalho baseada no Modelo Colaborativo”, promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica. Foi um dia com palestras e dinâmicas em grupos, que tiveram o intuito de mostrar novos  métodos de desenvolvimeto coletivo e  de expor ferramentas para  aprimorar o planejamento e a organização do programa de voluntários.

No encontro, o engenheiro agrônomo Fabrizio Violini, também membro ambientalista da instituição, apresentou os oito passos para a contrução do modelo colaborativo. Eles foram desenvolvidos ao longo do curso de forma prática e criativa pelos participantes. As atividades, sempre divididas em dois grupos, foram uma oportunidade de reflexão sobre os valores e princípios, desafios e situações positivas ligadas aos Ecocamaradas.

Tendo em vista que dezenas de situações positivas e problemas foram levantados, os Ecocamaradas definiram que tais pontos devem ser mais bem detalhados nas próximas reuniões. Você também pode conhecer esses aspectos positivos e os desafios que foram identificados pelos grupos no quadro abaixo.

 

Buscando reunir e manter pessoas

Hoje um dos desafios do EcoCâmara é manter pessoas ativas no grupo e buscar novos voluntários permanentes. Na oficina, os participantes levantaram situações e estratégias para montarem uma estrutura de planejamento visando um envolvimento mais efetivo do grupo e o fortalecimento de suas ações dentro da Casa.

As idéias para o plano de ação resultaram na proposta de dois projetos, previstos a serem implementados ainda  este ano. Um deles pretende promover o recadastramento de Ecocamaradas. O outro tem o objetivo de montar um calendário de atividades para 2010, relacionando-o com o calendário ambiental. 

 

Mudando o olhar - Primeira atividade prática da oficina.