EcoCâmara visita TJDFT como benchmarking para futura implantação do PLS

02/09/2016 14h05

Daniel Gonzaga

EcoCâmara visita TJDFT como benchmarking para futura implantação do PLS

Representantes da Câmara e do TJDFT em reunião

No dia 24 de agosto, a Câmara dos Deputados visitou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios a fim de obter informações sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) desse Tribunal. O atual impacto das atividades realizadas pelo governo na sociedade e no meio ambiente exige a implementação de um sistema de gestão e logística mais sustentável. 

O PLS faz parte de um amplo e estruturado conjunto de iniciativas que visam a promoção do uso racional de recursos e a incorporação de práticas de sustentabilidade na cultura institucional dos órgãos públicos federais.

Para a Coordenadora de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Adriana Tostes, esse é um movimento que o Brasil precisa: “Nós temos a maior diversidade de legislação para proteção ambiental do mundo, temos acordos internacionais, e cabe aos Três Poderes atuarem. É preciso uma orientação aos órgãos quanto à implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS) e a obrigatoriedade de todos os órgãos terem unidades de preocupação com o meio ambiente e de implantação e levantamento de dados de seus PLS’s para publicação de um balanço de anual. Isso pode ajudar e apoiar as outras instâncias e os outros poderes nesse movimento nacional que eu considero de extrema importância, que traz transparência aos gastos e custeios públicos”.

Para o Coordenador do Ecocâmara, Luiz Vicente, essa visita mostrou que as questões relacionadas à sustentabilidade não podem mais ser ignoradas ou pensadas como “voluntárias”. Em cerca de apenas um ano o PLS está implementado em mais de 50% do Judiciário. O Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça e o TJDF estão liderando o processo de valorização da sustentabilidade, vinculada inclusive ao Planejamento Estratégico. Desse modo, o EcoCâmara pretende apresentar à Diretoria Geral a proposta de confecção de um PLS para a Câmara dos Deputados a fim de implantar a primeira versão deste Parlamento em 2017.

PLS

Plano de Logística Sustentável, segundo o TJDFT, é um instrumento vinculado ao Plano Estratégico do TJDFT – PE 2015-2020, com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de diagnóstico e monitoramento, bem como avaliação de resultados, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem mais eficiência dos gastos públicos e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do TJDFT.

 

Para mais informações sobre o PLS, acesse o site do TJDFT.