ECOCÂMARA TEM NOVOS DESAFIOS PARA O BIÊNIO 2010-2011
O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados, EcoCâmara, realizou evento no dia 11 de março para divulgar os desafios e metas para o biênio 2010/2011. Coube ao diretor-geral da Casa, Sergio Sampaio Contreiras de Almeida, fazer o anúncio das novas iniciativas e também dar posse à nova coordenação do núcleo, que passa a ser gerenciado pela colega Janice de Oliveira e Silva Silveira.
Segundo Sergio Sampaio, a Casa passará a dar prioridade aos critérios ecológicos em suas compras, adotando a chamada licitação sustentável. Ele ressaltou que foi criada em fevereiro uma comissão para regulamentar a mudança, que deve concluir os trabalhos até o final deste mês. Em seguida, as orientações serão transformadas em legislação interna. “Essa medida é uma das prioridades para o próximo biênio”, afirmou o diretor-geral.
Sergio Sampaio anunciou que, a partir de agora, a coordenação do EcoCâmara passará a integrar as reuniões de direção da área adminsitrativa, com assento permanente. “É importante que se tenha sempre uma pessoa com o olhar ambiental presente nessas discussões, até para nos chamar a atenção, se for o caso”, disse o diretor-geral, enfatizando que o tema sustentatilidade é central e transversal na administração da Câmara.
O diretor-geral ressaltou ainda a necessidade de se reforçarem projetos já desenvolvidos pelo EcoCâmara, como o da ecolavagem – que será a lavagem de carros com a utilização de um kit de produtos biodegradáveis e apenas 200 ml de água. Inicialmente, os 70 carros oficiais da Casa já vão ser limpos por esse novo procedimento, que já foi testado e aprovado pela Coordenação de Transportes.
Sergio Sampaio disse ainda que a ecolavagem será estendida para os 73 lavadores que atuam nos estacionamentos públicos em torno dos prédios do complexo da Câmara dos Deputados. “Esse projeto também tem um cunho social, pois capacita os lavadores a melhorarem a sua renda, a exemplo de outro projeto já desenvolvido há vários anos pela Casa, com a coleta seletiva e o aproveitamento de resíduos pelos catadores de lixo, que formaram uma cooperativa”.
Ele comentou ainda que as ações de conscientização ambiental realizadas na Casa não repercutem apenas no local de trabalho. “Devemos pensar em contribuir para o meio ambiente não só durante o expediente, mas como pais e mães. Se não cuidarmos do que temos agora, não teremos o que deixar para as próximas gerações”, disse.
Além dessas iniciativas, o diretor-geral da Câmara destacou as seguintes ações a serem desenvolvidas no próximo biênio:
- Diminuir o uso de papel no processo legislativo, com a implantação da pauta eletrônica das comissões;
- Manter a Câmara à frente das metas de redução de gases do efeito estufa, compensando as emissões da Casa com o plantio de árvores, especialmente no cerrado;
- Zelar para que a Câmara continue a cumprir as metas do Ministério do Meio Ambiente para a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P);
- Dar sequência ao projeto do Bosque dos Constituintes, em parceria com o GDF e outros parceiros, para que ele seja um espaço de ensino de valores ambientais; e
Aprofundar as parcerias da Câmara com outros órgãos no tocante a ações de sustentabilidade.
Conheça os parceiros que prestigiaram o EcoCâmara.