EcoCâmara: Semana de celebração dos dez anos demonstra o amadurecimento da Gestão Socioambiental na Câmara dos Deputados
De 3 a 7 de junho, a Câmara dos Deputados esteve voltada para a Semana do Meio Ambiente, com uma programação repleta de atividades. A comemoração dos dez anos do Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, somou-se uma extensa programação de atividades, que incluiu palestras, cursos, oficinas, seminários, exposições temáticas, lançamento de programas e visitas técnicas.
Os eventos foram promovidos pelo EcoCâmara, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e pela Frente Parlamentar Ambientalista, em parceria com diversos órgãos técnicos da casa, apoiados pela Diretoria-Geral. A programação também teve apoio institucional do Senado Federal, por intermédio do programa Senado Verde, em parceria com a Rede Cerrado.
Nestes 10 anos, o EcoCâmara ajudou a implementar diversos projetos, construindo uma rede de parcerias internas e externas. Incluem-se neste processo os Ecocamaradas, servidores e funcionários que, por meio do programa de voluntariado de gestão ambiental da Câmara dos Deputados, se tornaram parte ativa na construção de um modelo de administração voltado para a sustentabilidade. Alguns deles foram homenageados e receberam certificados de reconhecimento.
Viveiro Aberto
A semana iniciou com as atividades do Viveiro Aberto e o lançamento da Exposição “Orquídeas: A Natureza das Cores” no Jardim do 10º andar. Amostra de orquídeas cultivadas em Brasília, de variedades muito apreciadas por colecionadores e pelo público em geral, a exposição foi realizada em parceria com o Orquidário Brasília.
O Viveiro recebeu também a Exposição de fotos “Arborescer” – diversos & “Pássaros na Câmara dos Deputados” – Fotógrafo Pedro Carneiro, que ficou de 03 a 07 de junho atrás do estacionamento do Anexo IV. Os funcionários e servidores da Câmara puderam ainda aprender a fazer compostagem e adubagem de plantas com a Oficina de Compostagem, atividade do Viveiro.
Solenidade de abertura
Abrindo oficialmente as celebrações do Mês do Meio Ambiente, o Hall da Taquigrafia na Câmara foi palco da Solenidade de Abertura da comemoração dos 10 anos do EcoCâmara, no dia 4 de junho. O evento marcou também a transmissão do cargo da nova Coordenação-geral do EcoCâmara.
Estiveram presentes o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio; o coordenador geral do programa Senado Verde, Cássio Murilo Rocha; a diretora-geral adjunta da Câmara dos Deputados, Cássia Regina Ossipe Martins Botelho; os coordenadores gerais do EcoCâmara Janice Silveira e Gilson Vasconcelos Dobbin; e o deputado José Luiz de França Penna (PV/SP).
Exposição Cerrado
Após a cerimônia, foi realizado o lançamento da Exposição Cerrado: uma riqueza ameaçada, que apresentou informações sobre a relevância deste bioma para o desenvolvimento socioambiental no Brasil. A exposição fica aberta ao público até o dia 20 de junho.
Sessão Solene
No dia 5 de junho, ocorreu a Sessão Solene em homenagem ao Dia mundial do Meio Ambiente e a comemoração dos 10 anos EcoCâmara, realizada no Plenário Ulysses Guimarães.
Parlamentares, estudantes e servidores puderam conhecer parte do trabalho realizado pelo órgão, com a apresentação de vídeo com a atuação da Câmara ao longo dos anos em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade. A sessão solene foi conduzida pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que abriu os trabalhos apresentando o coral dos servidores da Câmara dos Deputados.
O deputado Sarney filho, autor da requerida sessão, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta casa pelo EcoCâmara. “Quero parabenizar aos funcionários da Câmara e o EcoCâmara por esse trabalho que é referência no Brasil, no campo das instituições. Quero dizer que tenho muito orgulho em ter participado dos primeiros momentos de fortalecimento do EcoCâmara.”, disse.
O coordenador-geral do EcoCâmara, Gilson Dobbin, agradeceu aos servidores e parlamentares pelo apoio ao programa. “O EcoCâmara tem essa parceria de trabalho, metodologia, de parcerias, de diversidade, de complexidade e de conexões. E para concluir Dizem para a gente começar o nosso trabalho em casa, varrer a porta da rua, essas coisas todas. Enfim, começamos o trabalho em casa. Afinal, estamos na casa de todos os brasileiros”, exaltou.
Participaram do evento órgãos, instituições e parceiros que realizam ações relevantes em favor do Meio Ambiente em Brasília. Entre elas, Fundação SOS Mata Atlântica, World Wide Fund for Nature (WWF), SOS Clima Terra, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga Norte, E-copo, Escola Fazendária de Brasília (ESAF), Programa de Educação Ambiental Lobo Guará e Ong Associação Trilhos Do Jequitibá.
Documentário Renctas
Ainda como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Documentário Renctas “Ecos de um Futuro Brasil”, dirigido por Dener Giovanini, foi exibido no auditório Nereu Ramos.
O filme abordou temas polêmicos sobre um próximo futuro para o Brasil. O longa foi realizado pela Guapuruvu Filmes e DGCA Filmes em parceria com o EcoCâmara e a Fundação SOS Mata Atlântica.
Programa Árvores-Monumento
No dia 7 de junho, na área verde do Cefor, houve o lançamento do Programa Árvores-Monumento e uma oficina educativa com os filhos dos servidores, em parceria com o Plenarinho. A diretora-adjunta da Câmara dos Deputados, Cássia Regina Ossipe Martins Botelho, inaugurou a placa comemorativa do programa.
Curso de Atualização em Legislação Ambiental
Por sua vez, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) promoveu no dia 10 de junho o Curso de Atualização da Legislação Ambiental. Bases da Legislação Ambiental Brasileira, cooperação entre os entes federados, licenciamento ambiental e gestão dos recursos hídricos, controle da poluição e degradação ambiental foram alguns dos temas abordados. Estudantes, servidores públicos, advogados e representantes de Instituições Socioambientais participaram das aulas sobre as principais legislações ambientais vigentes no Brasil.
Por Sussane Martins