EcoCâmara realiza doação de malotes para programa Ecopostal dos Correios.
A Câmara dos Deputados, por meio do EcoCâmara realizou na última Sexta-Feira (20) a doação de 291 malotes inservíveis para projeto Ecopostal, desenvolvido pela empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O programa promove a doação de camisas de carteiro, malotes e malas postais inservíveis entidades sem fins lucrativos. O material é reutilizado para confecção de produtos artesanais, como bolsas, almofadas, sandálias, mochilas, tapetes, entre outros. Além de garantir a melhor destinação para o resíduo e evitar a extração de matéria prima, o EcoPostal ainda estimula a geração de emprego e renda, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com Marcio Barros, Coordenador do projeto, ações do tipo tem impacto positivo importante para o meio ambiente. Relata que os malotes doados pela Câmara já tem um destino certo, é ao Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares- IECAP, entidade que se dedica a promover ações de cunho educacional, cultural, esportivo e de preservação do meio ambiente. Marcio ainda destaca a importância do reaproveitamento de materiais que, como esse, tem alta durabilidade e possibilidade múltiplas de transformação.
A doação realizada pela Câmara, baseia nas diretrizes da sua Política Socioambiental e do seu Plano de Gerenciamentos de Resíduos Sólidos (PGRS), Ato da Mesa nº34/2015 e Portaria nº 251/2016. Ambas estimulam, em ordem de prioridade, a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação ambiental e socialmente adequada dos resíduos sólidos gerados pela Câmara dos Deputados.