EcoCâmara promoveu oficina de arte-educação na 111 Sul

11/11/2008 14h30

Nos dias 18 e 25 de setembro, o Núcleo de Gestão Ambiental promoveu mais uma oficina de arte-educação para os garagistas, porteiros, serventes e funcionários da administração. Na primeira oficina, no dia 18, os funcionários aprenderam a fazer caixas ecológicas. Puderam conhecer mais sobre a reciclagem de embalagens longa vida e a gama de produtos variados que podem ser feitos a partir delas. A proposta foi  transformar esse material em caixinhas de embalagens e de presentes.

Na segunda oficina, no dia 25, tratou-se das embalagens pet polietileno terefitalato, que é a resina plástica mais utilizada no momento em embalagens de bebidas em geral, cujo valor de reciclagem é significativo. Diversos produtos  foram feitos a partir desse material. Os participantes aprenderam a fazer brinquedos como o jogo paciência, o bilboquê, a peteca e o vai-e-vem. Além do objetivo ambiental e educacional, é possível comercializar os produtos feitos a partir desses materiais.

O objetivo dessas oficinas é fazer com que os participantes tenham contato com conteúdos teóricos sobre meio ambiente e conheçam diversos princípios sobre sustentabilidade ambiental, além de serem estimulados, de forma lúdica, a refletir sobre suas relações com a natureza, seus hábitos e seu comportamento em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais após o uso.

Paralelamente ao objetivo principal, percebe-se que outros resultados podem ser alcançados, tais como a promoção na mudança de hábitos, o trato dispensado aos resíduos, a formação de novos instrutores, a multiplicação de conhecimentos dentro e fora do ambiente de trabalho, a oportunidade de geração de renda extra por parte dos participantes, a solução de problemas de relacionamento, etc.

Além de aprender um novo ofício, os terceirizados garantem que compreendem melhor a importância e a utilidade de matérias-primas antes consideradas sem valor. A tomada de consciência é fruto da inserção de conteúdo teórico dentro do programa das oficinas de arte-educação. E a preocupação ambiental surge a partir do contato com questões sobre a origem do papel, a importância da reciclagem e o papel social do catador, levantadas em sala de aula.

 

De onde surgiu esta modalidade de aprendizado

As Oficinas de Arte-Educação com foco em temas ambientais têm sido muito utilizadas como um eficaz instrumento de sensibilização e mobilização de adultos, jovens e crianças. Durante a realização dessas oficinas, são transmitidos conhecimentos básicos sobre meio ambiente, noções sobre o cuidado com o descarte dos resíduos gerados no dia-a-dia, a importância do descarte adequado, os princípios básicos da chamada política dos 3 Rs, a relevância das ações de preservação ambiental, as atitudes dos cidadãos do futuro, etc.

Esta é uma atividade que vem sendo amplamente empregada por Ongs ambientalistas e artistas plásticos sensíveis às causas socioambientais, visando levar conhecimento e informações aos mais diversos tipos de formadores de opinião, como professores, mobilizadores, educadores voluntários, agentes ambientais e outros, na promoção de mudança dos atuais padrões de consumo da sociedade. Tem-se também notícias de que, após a participação nas oficinas, muitos passam a dedicar-se ao artesanato, utilizando materiais alternativos como matéria-prima principal, iniciando assim uma nova forma de gerar renda ou de complementá-la.



A formação dos instrutores das oficinas de arte-educação

Os instrutores devem, de preferência, possuir conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes tipos de aspectos ambientais ou específicos, dependendo da oficina a ser ministrada. Além disso, devem conhecer a relevância do consumo sustentável, dos aspectos sociais que envolvem a questão ambiental, principalmente a oportunidade de geração de emprego e renda a partir desse aprendizado. Essas instrutorias podem e devem observar aspectos de ações voltadas para a  inclusão social e o uso de técnicas de mobilização capazes de fazer da teoria uma prática comportamental.

 

Conteúdos abordados nas oficinas de arte-educação

Um dos temas que mais vem sendo utilizados durante as oficinas é a chamada Política dos 3 Rs — reduzir, reaproveitar e reciclar. Nas oficinas, cada instrutor se torna um educador ambiental e pode criar o seu próprio conteúdo, transmitindo suas experiências e conhecimentos sobre meio ambiente.

O instrutor pode, por exemplo, aprofundar-se em cada tipo de material usado. Assim, se a oficina for de papel reciclado, ele poderá contar a história do papel, relatar a forma como é fabricado, mostrar as várias etapas do processo de fabricação, salientar vantagens e desvantagens do ponto de vista ambiental, mostrar aspectos positivos e negativos da fabricação e da reciclagem a partir de polpa de papel usado pós-consumo.

Enfim, todo o conteúdo teórico que for possível ser transmitido reforçará a fixação de princípios e com certeza promoverá mudança de hábitos. Ajudam a fixar conceitos e formar princípios algumas ações dos instrutores, tais como exibir vídeos educativos que salientem a produção de diferentes tipos de materiais, ou que  mostrem a geração de lixo, o destino e as formas de aproveitamento, a responsabilidade de cada cidadão, a importância da água e as condições de escassez em alguns países e no Brasil, com dados do local onde se vive; apresentar vídeos sobre o crescente uso de energia e os impactos que a sua produção gera no meio ambiente;  e abordar aspectos do dia-a-dia de cada participante das oficinas, fazendo-os refletir sobre seus próprios hábitos de consumo.


Matéria produzida pelo Núcleo de Gestão Ambiental EcoCâmara em 11/11/2008.