Mesa Redonda incentiva mudanças no consumo de água
No dia 18 de março, na Câmara dos Deputados, foi realizada uma Mesa Redonda com o tema, “Medidas Alternativas para Uso Racional da Água”. O evento foi promovido pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) em parceria com o Senado Verde.
A mesa de abertura contou com a participação do Presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Arnaldo Jordy, com o presidente da Comissão de Minas e Energia, com deputado Geraldo Thadeu, com o Vice-Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Alberto Filho, com o Diretor Geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio e com a Diretora Geral Adjunta do Senado Federal, Ilana Trombka. A Diretoria Geral Adjunta da Câmara dos Deputados, Cassia Regina Botelho e o deputado Amauri Teixeira, também compareceram ao evento.
Para esclarecer e explicar mais claramente sobre o tema, a mesa redonda contou com o especialista em recursos hídricos da Agencia Nacional de Águas (ANA), Eduardo Cavalcante, que debateu sobre o assunto com o Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Maurício Luduvice e com o Diretor da Coordenação de Engenharia de Obras da Câmara dos Deputados, Mauro Moura Severino.
O primeiro convidado a se pronunciar, foi o especialista Eduardo Cavalcante, que começou abordando os problemas atuais com os prédios públicos. Para Eduardo o principal problema é a idade dos prédios, porque muitos não atendem as leis e os regulamentos de controle de volume da água, não fazem o racionamento, não reutilizam a água e também não estão atentos aos problemas de vazamentos. O especialista da ANA, também comentou o cuidado que a nova geração tem com o meio ambiente e disse que é fundamental que esse cuidado e atenção continuem.
O segundo convidado foi o Superintendente da Caesb, Maurício Luduvice, que mencionou como dever ser feito o uso correto da água e sobre o reuso da água, “Para não desperdiçarmos tanto a água, o reuso deveria acontecer com mais naturalidade, como a água reutilizada dos esgotos”, declarou Maurício.
O Diretor da Coordenação de Engenharia de Obras da Câmara dos Deputados, Mauro Moura Severino abordou temas como a coleta e uso da água da chuva, o tratamento e uso de águas cinzas e também sobre equipamento economizadores, como o hidrômetro que é uma nova solução para os prédios residenciais.
Além da iniciativa de promover um evento sobre medidas alternativas para o uso de água, o Comitê de Gestão Ambiental também aproveita a comemoração desta data para relatar algumas de suas ações realizadas nos últimos anos pela Casa. Como por exemplo, a suspenção da irrigação artificial do jardim em frente ao Anexo IV, o que representou uma economia de aproximadamente 1.620.000 litros de água. E também auxiliou no tratamento da piscina em torno do Anexo I, com aspiração e filtragem que economiza 17,5 milhões de litro de água por ano.
Dia Mundial da Água
Celebrado no dia 22 de março a partir de um tema anual, definido pela ONU, com o intuito de abordar os desafios relacionados aos recursos hídricos. O principal objetivo desta data é incentivar a reflexão, conscientização e elaboração de medidas práticas que possibilitem soluções para ajudar a resolver, ou pelo menos diminuir o problema da água no mundo.