EcoCâmara promove ação para a reciclagem de isopores

Muitos brasileiros não sabem que ao descartar o poliestireno, plástico e outros materiais eles poderiam ser 100% reaproveitados e utilizados em outros produtos
29/09/2014 16h50

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de embalagens Meiwa, de São Paulo, o poliestireno, mais conhecido como isopor, é um material totalmente reciclável. Porém só 7% da população sabe disso.

A reciclagem do isopor pode ser feita de três formas distintas. A primeira via é a reciclagem mecânica, na qual o produto é transformado em matéria prima para a fabricação de novos produtos. A segunda se dá por meio energético, utilizando o poliestireno para a recuperação de energia, devido ao seu alto poder calorífico. E a última, pela reciclagem química que reutiliza o material para a fabricação de óleos e gases.

Em abril de 2014, a Câmara dos Deputados firmou um contrato com a Empresa Printmax Solução e Impressão, sobre a prestação de serviços continuados de impressão corporativa para os as áreas administrativas da Casa. Foram adquiridas 1350 impressoras gerando um grande volume de embalagens de isopor proveniente desse maquinário.

Seguindo a diretriz da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o EcoCâmara em parceria com seus fornecedores, está incentivando o encaminhamento dessas embalagens para empresas recicladoras. A coleta e estocagem adequada das embalagens são feitas semanalmente, sendo depositadas no pátio de resíduos, e depois recolhidas pela empresa Termotécnica, que leva o material para a reciclagem em Goiânia. 

A logística reversa é obrigatória pela Lei nº 12.305 de 2010, Art. 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, afirmando que as empresas devem dar a destinação correta às embalagens que vem em seus produtos. Porém o acordo setorial que irá sistematizar esta ação encontra-se em fase de consulta pública. Mesmo diante desta situação, a Printmax se propôs a dar a destinação correta aos isopores proveniente de seu maquinário.

“O objetivo da nossa empresa é contribuir com o meio ambiente, acreditando que só com o compromisso de todos os segmentos sociais, principalmente do setor produtivo desse País", afirmou Wagner Souza, da Printmax.

O EcoCâmara espera que a reciclagem e o reaproveitamento do isopor passe a ser mais comum para a população brasileira, como a reciclagem do papel e plástico.

 

Com informações da Gazeta do Povo