EcoCâmara participa e apoia oficina sobre Responsabilidade Social
O objetivo da Oficina era divulgar entre os órgãos de governo a Norma ISO 26000, que estabelece diretrizes relacionadas à responsabilidade socioambiental e elaborar uma pauta de assuntos prioritários a serem trabalhados nas próximas edições do Fórum Governamental de Responsabilidade Social.
Na abertura do evento, a Coordenadora geral do EcoCâmara, Janice Oliveira e Silva Silveira, destacou a relevância da Oficina e do Fórum e o papel do Comitê na promoção de questões socioambientais. "Esse é um evento de grande importância, que nos dá a certeza de que o Fórum vem cumprindo os seus objetivos. A Câmara dos Deputados tem uma série de programas e projetos voltados para a área da Responsabilidade Social, como o Programa de Acessibilidade e o próprio Comitê de Gestão Socioambiental, que trazem essa prática diariamente para dentro de toda a Câmara", afirmou.
No primeiro dia do evento, os representantes dos Três Poderes participaram de palestras e mesas de debate com alguns dos especialistas que ajudaram a elaborar a Norma ISO 26000. Já no segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir a aplicabilidade de algumas questões nas organizações governamentais e, juntos, identificaram os temas que devem ser priorizados e adotados pela Administração Pública e as ações e propostas que serão encaminhadas ao Fórum Governamental para nortear a elaboração de políticas públicas de responsabilidade socioambiental.
Segundo Paulo Coscarelli, Diretor Substituto da Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), o Estado deve dar o exemplo, ser responsável pela condução do processo de valorização de aspectos ambientais e sociais. "O governo, como maior comprador, pode utilizar o seu poder de compra para estimular que as empresas pratiquem esses princípios de responsabilidade social e de sustentabilidade", sugeriu.
Para a Coordenadora da Agenda ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, Ana Carla Almeida, a divulgação da Norma entre os órgãos de governo é essencial. "Essas pautas precisam ganhar um espaço cada vez maior no governo. Precisamos melhorar nossos processos e saber como fazer isso da melhor forma possível.", disse.
Os interessados de outros estados e municípios puderam participar do evento por meio de videoconferência, transmitida nas Assembleias Legislativas. O Fórum contou ainda com a participação e o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Conselho Superior de Justiça do Trabalho, Petrobrás, ABNT e Furnas.