EcoCâmara participa do Vll Encontro Verde das Américas

Mapa das AméricasPropor soluções sustentáveis para as principais questões sócio-ambientais da América e do Mundo será o principal desafio do VII Encontro Verde das Américas, ou também VII Greemeeting.

No Encontro, que acontecerá entre 11 a 13 de setembro na cidade de São Paulo, estarão presentes o presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chignalia e o Diretor-Geral, Sérgio Sampaio, que apresentará o programa de gestão ambiental EcoCâmara.

Segundo o Diretor-Geral, esta será uma ótima oportunidade de demonstrar que, mesmo diante da grandeza dos problemas ambientais enfrentados pelo mundo, as instituições públicas ou privadas podem muito contribuir para a preservação do meio ambiente.

Na palestra a ser feita no próximo dia 11, Sérgio Sampaio mostrará os principais resultados obtidos pelo EcoCâmara. Entre eles, a inclusão social de 150 famílias que se sustentam com reciclagem dos resíduos gerados na Casa e a redução em mais de 80% no volume do lixo de saúde encaminhado para incineração. Na área da engenharia e arquitetura, a inovação de tecnologia no uso de água e no consumo de energia e ainda o início da utilização de produtos ecologicamente corretos em obras e reformas.

 

Apresentação com convergência de mídias

 

Para divulgar os dados que comprovem a efetividade do Programa Ambiental, a apresentação do EcoCâmara trará novidades no campo de multimídias. O tradicional “power point” será substituído por um produto que aliará recursos da informática, de áudio e vídeo, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social da Casa.

 

O aspecto legal das práticas ambientais

Ainda no dia 11, o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, Sarney Filho discorrerá sobre a importância do parlamento na defesa do equilíbrio ambiental, climático e econômico do Planeta.



Apoio internacional

O encontro conta principalmente com o apoio das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) e reunirá as principais lideranças mundiais, governamentais e não governamentais, sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dentre elas as apresentações internacionais a serem feitas, destacam–se as experiências ambientalistas do Equador, Argentina, Moçambique, Reino Unido e Bélgica.

 

Princípios do Fórum

 

O Encontro Verde das Américas é um fórum permanente, sem vínculo Político-Partidário, que tem por princípios o progresso e o desenvolvimento sócio-ambiental e econômico, do Brasil, das Américas e dos demais continentes. Além de lutar pela boa qualidade de vida e uma condição digna de sobrevivência, o Fórum se propõe a possibilitar a ampliação das discussões e da luta pelos direitos humanos e pela independência e autonomia das nações.
Para tanto, está aberta a participação de todos que podem e querem trazer experiências bem sucedidas na área sócio-ambiental. No site do evento está disponível formulário eletrônico de projetos de apresentação de idéias. As melhores poderão se apresentadas ou publicadas nos Anais do VII Encontro Verde das Américas 2007.

A íntegra da programação e outras informações do VII Greenmeeting estão disponíveis na página www.greenmeeting.org , e outros resultados alcançados pelo EcoCâmara podem ser acessados pelo endereço www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/ecocamara

 

Texto produzido pelo Nùcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados - dia 30/08/07