EcoCâmara participa do lançamento da Frente Parlamentar de incentivo à reciclagem

Na última quarta-feira (11/04), o EcoCâmara conferiu o lançamento da Frente Parlamentar de Incentivo à Cadeia Produtiva da Reciclagem, cujo objetivo é acompanhar os processos legislativos e as atividades do Congresso Nacional que apresentem relação, direta ou indireta, com a cadeia produtiva da reciclagem.
17/04/2012 10h30

A Frente quer ainda, sensibilizar a sociedade e o Congresso Nacional da importância dessa cadeia para: a redução de passivos ambientais, sustentabilidade, inclusão social, geração de empregos e receita.

O presidente e criador da Frente, deputado Adrian, convocou todos os presentes a apoiar a causa. “É necessária a ajuda de todos os parlamentares e da sociedade para criar uma cultura de reaproveitamento de resíduos. Vamos transformar o Brasil, ‘País do desperdício’, em ‘País que reaproveita tudo o que tem’. Precisamos debater mais o assunto nesta Casa, buscar soluções criativas e viáveis, aperfeiçoar a legislação e acompanhar as ações do Poder Executivo”, afirmou.

DEPADRIAN-FP

Segundo o diretor da Associação Brasileira das Indústrias Recicladoras de papel, Manoel Padreca, o envolvimento da Frente Parlamentar com a cadeia é de extrema importância. “A Câmara, como um pólo fomentador de opinião, tem como dever divulgar para todos a importância da reciclagem para o país”, analisou ele.

Os parlamentares e palestrantes afirmam que a Frente vem pra fortalecer todos os envolvidos na cadeia produtiva da reciclagem: catadores, associações, cooperativas, empresas de reciclagem e indústrias. Para Zilda Veloso, ela trará uma série de benefícios para os envolvidos. “A Frente vai dar ouvidos a todos os setores, tentar alcançar a viabilidade e reduzir os entraves à implementação da Política Nacional de Resíduos e facilitar o desenvolvimento de uma cadeia de reciclagem”, diz.

A presidente da Associação dos Catadores de Brasília, Alessandra Alves, emocionou a todos ao falar sobre os desafios enfrentados pelos catadores por conta da falta de estrutura de trabalho e pela exclusão social. “Nós lutamos por reconhecimento e estar aqui fazendo parte do processo já representa um grande avanço. Nós vamos trabalhar junto com a Frente e muitas coisas boas acontecerão”.

depsandromabel-FP

O vice-presidente da Frente, o deputado Sandro Mabel, lembrou a todos do aspecto tributário. Para ele, o imposto do produto de reciclagem tem que acabar. “É por conta dele que o Brasil não recicla. E nós também iremos trabalhar bastante em cima disso. O governo precisa entender que é necessária a desoneração de tributos para a reciclagem. Estes já foram tributados anteriormente".

A Frente pretende aperfeiçoar a legislação vigente sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), aprovada pelo Congresso em 2010, que incentiva a reciclagem, com o propósito de reduzir a geração de resíduos sólidos e promover o desenvolvimento sustentável.

Conteúdo relacionado
Papel