EcoCâmara participa de debate sobre transporte solidário
Na semana em que se comemora o Dia Mundial sem Carro (22/9), o EcoCâmara participou dos debates promovidos pela Comissão de Legislação Participativa (CLP), na audiência pública realizada na última quarta (23).
Sobre os conceitos e preconceitos do transporte solidário, o arquiteto do DETEC e Coordenador de área temática "Arquitetura e Construção Sustentável", Fabiano Sobreira, defendeu a iniciativa como forma de se ampliarem as opções do modelo de mobilidade sustentável.
Sobreira lembrou as próprias iniciativas da Câmara dos Deputados, feitas em parceria com o EcoCâmara, para incentivar o transporte alternativo, como o MOB Bicicletas. Na Casa, existem mais de 100 servidores ciclistas e, para eles, estão disponíveis cerca de cem vagas em paraciclos, 148 armários e quatro conjuntos de vestiários no Complexo Avançado.
Ele mencionou também a importância do envolvimento pessoal do servidor ou cidadão. “Por mais que existam políticas a favor da mobilidade, se você não tiver o apoio do indivíduo em optar por utilizar uma bicicleta, por um metrô , ou se associar a um programa de carona solidária, uma política geral de mobilidade é inviável”, disse.