EcoCâmara participa de ambientação do secretariado parlamentar

O evento “Ambientação dos Novos Secretários Parlamentares – Conheça os Caminhos da Casa”, realizado no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), entre 14 e 18 de fevereiro, contou com a presença do Comitê de Gestão Ambiental da Câmara (EcoCâmara), que montou um estande para orientar os novos funcionários quanto às atitudes ambientalmente sustentáveis que podem ser adotadas nos gabinetes.
05/04/2011 18h35

Durante toda a semana, servidores do Escritório Verde do EcoCâmara e voluntários do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara (Ecocamaradas) abordaram os secretários parlamentares que participaram do treinamento, divulgando as iniciativas da Casa na área e conversando sobre como aprimorar a rotina dos gabinetes visando à redução do impacto ambiental das atividades da instituição.

Localizado na entrada do auditório onde as palestras foram realizadas, o estande do EcoCâmara contou ainda com um monitor de vídeo, exibindo continuamente uma coletânea de matérias produzidas e veiculadas pela TV Câmara sobre a gestão socioambiental da Casa. Panfletos com dicas para ter um gabinete ambientalmente sustentável também foram distribuídos aos participantes.

Adsam Jacqueline, servidora lotada no Gabinete Verde, diz ser fundamental divulgar, desde o início dos trabalhos dos secretários na Casa, as boas práticas que cada um pode adotar, de modo que as práticas sejam estabelecidas levando em conta seu impacto ambiental. Ela cita a importância do combate ao desperdício, da reutilização de materiais sempre que possível, do uso da caixa coletora de papéis para reciclagem e da correta destinação dos resíduos em geral como tópicos que vem sendo debatidos com os novos funcionários. “As cotas de material, por exemplo, devem ser usadas com parcimônia. Não é porque cada gabinete tem direito a ‘X’ envelopes que todos devem ser necessariamente solicitados, quando não há previsão de uso”, lembra Jacqueline.

A ação do EcoCâmara vem sendo bem recebida. Para Eduardo Berti, secretário parlamentar do gabinete do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), os esclarecimentos são úteis para ajudar a transformar em atitudes concretas a intenção, muitas vezes preexistente, de reduzir o impacto das atividades: “Já estávamos discutindo internamente modos de tornar nosso gabinete mais ambientalmente sustentável, agora já temos a orientação que faltava”, diz ele.

Paulina Aguiar, que trabalha no gabinete do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), conta que antes atuava como funcionária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde já eram comuns medidas visando proteger o meio ambiente. Ela vê com bons olhos que a Câmara também tenha esse cuidado. “A preocupação ambiental e os bons exemplos são sempre bem-vindos na Casa do Povo”, disse a nova secretária parlamentar.