EcoCâmara participa da Feira Internacional de Boas Práticas

02/10/2009 06h00

Feira

Representantes do EcoCâmara participaram, entre os dias 1º e 4 de setembro, da segunda edição da Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais (FIBoPS), em São Paulo.

Organizada pelo Instituto Mais, a FIBoPS é uma feira moderna e inovadora que atrai um público especializado, formador de opinião e engajado nas atividades ligadas às questões da sustentabilidade, nas suas dimensões econômica, social e ambiental. Este ano, o foco do evento foi “Inovação em Educação e Sustentabilidade”.

Com o propósito de buscar inovações para o programa de gestão ambiental da Câmara e compartilhar informações com outras entidades, os servidores ecocamaradas Valfredo Viegas (coordenador da área “Coleta Seletiva e Responsabilidade Social”) e Jacimara Machado (assessora técnica) participaram de diferentes painéis e palestras, visitaram stands e conheceram, em detalhes, programas bem-sucedidos de sustentabilidade – muitos deles desenvolvidos no Brasil, tanto pela iniciativa privada quanto pelos órgãos de Governo.

Para Jacimara Machado, participar do evento foi uma grande oportunidade de conhecer novos modelos sustentáveis de gestão, hoje essenciais para a sobrevivência das pequenas e grandes organizações, públicas ou privadas. “As experiências, quando relatadas, nos fazem perceber se estamos na direção certa ou se precisamos parar e reavaliar nossa caminhada, propondo ou não mudança de rumo”, reforçou. Já Valfredo Viegas considera que a feira demonstrou não ser apenas um modismo a incorporação do conceito de sustentabilidade pelas empresas. Para o servidor, este é um tema que veio para ficar e se tornar um diferencial entre as instituições. “O que mais me chamou a atenção foi o relato da empresa brasileira Itaipu, que se mostrou bastante avançada nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social, educação e preservação do meio ambiente”, destacou Valfredo.

Para a próxima edição da feira, em 2010, está programada uma participação ainda mais efetiva do EcoCâmara. A idéia é que o Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados faça apresentações e exiba uma exposição sobre os seus projetos na forma de um stand exclusivo. Vários materiais impressos sobre Benchmarking Ambiental Brasileiro já estão à disposição do público no “Escritório Verde” do EcoCâmara, no Anexo IV.