EcoCâmara participa da elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos do Restaurante Central Park

O plano, após apresentado aos diretores da Casa e demais envolvidos servirá de modelo para os outros restaurantes da Câmara dos Deputados
05/11/2013 14h55

O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados – EcoCâmara proferiu  palestra ao primeiro grupo dos funcionários da Empresa Restaurante Central Park , em setembro dia 27, durante o treinamento de capacitação e sensibilização. O encontro aconteceu no espaço do restaurante no subsolo do Anexo III. O estabelecimento comercial destinado ao preparo e comércio de refeições da Câmara elaborou um Plano de Gerenciamento de resíduos (PGRS) e apresentou ao EcoCâmara para revisão conjunta com vistas ao atendimento à Lei nº 12.305/2010 e ao Ato da Mesa nº 129/2002. O PGRS do Central Park é um sub-plano do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Câmara dos Deputados e servirá de modelo para implantação em outros restaurantes, como o Senac, por exemplo.

A assessora técnica do EcoCâmara, Jacimara Guerra Machado iniciou a explanação falando da Política Nacional de Resíduos Sólidos apresentando a Lei nº 12.305/2010, Decreto nº 7.404/10 e o Ato da Mesa nº 129/2002. Mostrou dados do último monitoramento dos resíduos dos restaurantes, realizado pela CAEDI, em agosto, nos dias 27 e 28 e o panorama do gerenciamento de resíduos no Brasil nos anos 2009, 2010 e 2011. Jacimara ressaltou que o objetivo do plano de gerenciamento de resíduos é promover a segregação e a disposição final ambientalmente adequada de todos os resíduos gerados nas dependências da Câmara dos Deputados, inclusive de seus parceiros (Central Park). 

Plano de Gerenciamento de Resíduos

A Seção de Administração de Refeitórios (SAREF) em parceria com a Empresa Central Park elaboraram o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos do restaurante. Para a SAREF, o plano será muito importante para orientar as ações dos funcionários da empresa no sentido de diminuir a quantidade de lixo produzido, aperfeiçoar o aproveitamento dos insumos e garantir a destinação correta dos diferentes resíduos sólidos gerados.

Segundo, Bruno Jansen da SAREF, o Plano será executado da forma correta, a SAREF e a Central Park incluirão em suas rotinas de supervisão o monitoramento constante das ações recomendadas. “Acreditamos muito no sucesso dessa parceria entre a SAREF, o EcoCâmara e a empresa Central Park, pois sabemos que todos serão beneficiados com as mudanças propostas”, fala.

Dinâmica com os funcionários

Para a eficácia do plano de gerenciamento de resíduos é necessário à sensibilização dos funcionários do Central Park. A sensibilização ocorreu em parceria com a SAREF e a empresa Central Park, com a seguinte abordagem: abertura pela CAEDI/SAREF, apresentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS e Plano de Gerenciamento de Resíduos da Câmara dos Deputados – PGRS/CD (a cargo do EcoCâmara), PGR/CP da Central Park (a cargo da Central Park) e dinâmica para identificar e destinar corretamente os resíduos (EcoCâmara e Central Park). Os treinamentos aconteceram assim respectivamente: 1ª turma – 27/09/13 e 2ª turma – 01/11/13.

A segunda parte da reunião, os funcionários foram divididos em dois grupos. E para sensibilizá-los foi realizada uma dinâmica que consistiria na separação dos resíduos conforme os padrões adotados pelo Central Park, em consonância com os padrões já adotados na Coleta Seletiva realizada nas dependências da Câmara. Esta dinâmica, ludo-pedagógica ajuda a sensibilizar de forma descontraída a correta segregação dos diferentes tipos de resíduos gerados nas rotinas de trabalho e também incentiva a adoção desta prática nas residências dos participantes. Ao final, foi sorteada uma cesta básica, um lanche comunitário foi servido e para finalizar foram distribuídas mudas de plantas fornecidas pelo SEMAJ, para os funcionários.

Treinamento

Nesta última sexta (01/11), aconteceu o segundo treinamento de capacitação e sensibilização com os funcionários da Central Park. Para a assessora técnica do EcoCâmara, Jacimara Machado, o encontro foi produtivo e o público teve uma significativa participação fazendo mais perguntas e gerando mais conhecimento. Segundo a Gestora Ambiental, “nesta segunda rodada de treinamento, percebemos que os princípios e os conceitos referentes ao plano de gerenciamento de resíduo da empresa Central Park, foram assimilados pelos funcionários e já estão sendo colocados em prática. Faremos oportunamente uma visita surpresa, a fim de verificar in loco as diretrizes estabelecidas no plano. Somente após esta verificação e a realização do monitoramento, estaremos aptos a disseminar este modelo de gestão entre os demais parceiros,”diz.

O funcionário e estoquista da Central Park, Woshington Luiz Bento de Souza participou do treinamento de capacitação junto aos demais funcionários e elogiou a atitude do Comitê. “O EcoCâmara trouxe vários dados sobre os resíduos que antes a gente chamava de lixo. E agora sabemos que o termo correto é resíduo. Eu não sabia diferenciar os tipos de resíduos, fazer a separação dentre outras coisas”, fala.

Confira aqui a apresentação do Projeto de Elaboração do Plano de Gerencaimento de Resíduos