EcoCâmara no Ecobuilding 2008

06/04/2008 00h00

No final do mês de maio, entre os dias 23 e 25, o Núcleo de Gestão Ambiental EcoCâmara participou do I Fórum Internacional de Arquitetura e Tecnologias para a Construção Sustentável – Ecobuilding 2008, em São Paulo, com o propósito compartilhar conhecimentos e práticas relativas à construção sustentável.

Os servidores Fabiano Sobreira e Roberto Costa representaram, respectivamente as áreas de arquitetura e de novas tecnologias hídricas e energéticas do EcoCâmara, que também coordenam.

Em palestra, apresentaram um breve panorama e análise crítica sobre alguns dos caminhos que estão sendo seguidos pela Administração Pública e em particular pela Câmara dos Deputados na tentativa de tornar suas edificações mais sustentáveis.

Segundo os dois coordenadores, a experiência foi importante para ampliar a consciência de que preocupação ambiental deve ser integrada ao processo de concepção e licenciamento de projetos de engenharia e arquitetura, inclusive em termos de parâmetros legais.

Tal afirmação reflete, inclusive, os termos do recente relatório elaborado pelo Programa das Nações Unidas (Unep), que levam à conclusão de que uma boa arquitetura e a economia de energia em prédios poderiam fazer mais pelo combate ao aquecimento global do que todas as restrições de emissão de gases de efeito estufa definidas no Protocolo de Kyoto.

A julgar pela receptividade do público e pelas demais experiências apresentadas, os servidores acreditam que a Câmara exerce um importante papel de referência nas políticas de responsabilidade socioambiental. Em relação a atividades de engenharia, construção e manutenção predial, as iniciativas da Casa são vistas como referências no panorama nacional e internacional.

A apresentação da Câmara compôs um universo de 74 trabalhos aplicados em todas as regiões do Brasil e oito internacionais, especificamente, da Espanha, Suécia, Alemanha, Estados Unidos, Costa Rica e África do Sul.

O Ecobuilding foi promovido pela Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica (ANAB Brasil) e diversos parceiros. O EcoCâmara foi um dos apoiadores oficiais do evento.

 

 

Matéria produzida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados - EcoCâmara