EcoCâmara e Cefor lançam programa de Educação Ambiental

Educar para a sustentabilidade é um dos objetivos do EcoCâmara, que conta com a área temática Educação Ambiental. As ações dessa área são desenvolvidas pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), que vem realizando algumas iniciativas nos últimos anos.

Ciente da necessidade cada vez maior de formar o servidor para praticar os princípios da sustentabilidade no trabalho e em outros ambientes, o Cefor lançará para este ano de 2010 um programa de educação ambiental, baseado em cursos, oficinas, visitas e palestras. O anúncio será feito no dia 11 de março pelo diretor do Cefor, Rogério Ventura, em evento no auditório Nereu Ramos, às 14h30.

Os responsáveis pela área temática, Gilson Dobbin e Paulo Henrique Silva, acreditam que os comportamentos humanos só mudam efetivamente quando novos valores são incorporados e passam a fazer sentido para as pessoas. Com base nessa premissa, pretendem trabalhar difundindo na Câmara a importância e a urgência de se pensar ecologicamente.

O lançamento oficial do programa será no próximo dia 11 de março, com a palestra da professora Mercedes Bustamante, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), especialista em cerrado.

Entre as ações programadas para 2010, estão as Oficinas de Pintura de Canecas, evento que tem o objetivo de conscientizar o servidor sobre os problemas causados pelo excesso de uso de copos descartáveis, oferecendo a opção de substituição por uma caneca pintada pelo próprio servidor.

Também está programado um curso que busca levar o servidor da Câmara a refletir sobre o seu papel como ser ativo na construção de uma sociedade sustentável.