EcoCâmara desenvolve habilidades de jovens
“O que eu aprendi aqui vai ser o profissional que eu vou ser no futuro”, é assim que Guilherme Moreira Costa de 17 anos se despede da equipe do EcoCâmara nesse mês de março. Junto com ele, Camila da Silva Souza, da mesma idade, também garante que o trabalho do Comitê foi uma experiência que mudou sua vida: “Eu não tinha noção de sustentabilidade, agora eu tenho. Mesmo sendo coisa pouca, já dá pra usar muito. De pouquinho em pouquinho vai fazendo a diferença”, comenta.
Eles trabalharam por dois anos no EcoCâmara por meio do Programa de Apoio ao Programa de Apoio ao Adolescente - Pró Adolescente. O programa tem como objetivo proporcionar educação profissional, oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolver qualificação especializada a 460 jovens de 15 a 17 anos na Câmara dos Deputados.
Ambos asseguram que durante esse tempo, a atividade influenciou tanto na sua vida profissional quanto pessoal. “Tudo o que eu sei hoje, eu aprendi aqui. Até pela pessoa que eu sou, meu caráter, eu aprendi aqui”, diz Guilherme. O estudante de ensino médio também levou o aprendizado para fora do trabalho. Com a ajuda da equipe, conseguiu introduzir no colégio em que estuda o sistema de coleta seletiva e começou uma educação ambiental com seus colegas para melhorar o ambiente escolar.
Além disso, a estudante Camila afirmou que aprendeu tanto que pretende ajudar de alguma forma o meio ambiente no futuro. E que antes de trabalhar na Casa, não tinha muito conhecimento sobre a gestão ambiental, a importância da preservação do meio ambiente, ou a reutilização de materiais para evitar o desperdício.
Guilherme também acredita que o projeto o fez crescer, ensinou-o a saber lidar melhor com todos os tipos de pessoas. “O EcoCâmara acredita no potencial, e entrega aqueles deveres pra gente sabendo que a gente vai ser capaz de fazer” , completa.