EcoCâmara apresenta os primeiros resultados do monitoramento de resíduos

A avaliação não foi positiva e ainda há muito a melhorar no sentido de fazer uma correta separação do lixo
23/09/2013 10h40

Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceu o 1º monitoramento qualitativo de resíduos sólidos gerados nos prédios administrativos. Para avaliar o estado e as tendências qualitativas e quantitativas dos resíduos, duas vezes ao todo ano é realizado pela Coordenação de Administração de Edifícios - CAEDI e pelo EcoCâmara, o monitoramento, um estudo quali-quantitativo de todos os resíduos gerados na Câmara dos Deputados. Foi constatado que ainda há muito lixo separado incorretamente. A chamada coleta seletiva somente é satisfatória se feita de modo adequado. Cabe a cada gerador, funcionário ou servidor, cumprir seu papel, descartando seus resíduos de forma segregada nos coletores identificados.


O monitoramento gera diversas informações, as quais possibilitam aos gestores identificar problemas e sugerir soluções, visando corrigir eventuais erros na execução da ação de segregação. Além disso, serve como base para a realização de planejamento de ações futuras voltadas a cada ambiente gerador, como, por exemplo, nas copas, nos gabinetes parlamentares, nas salas da administração, nas agências de serviços gerais, na gráfica, nos restaurantes e lanchonetes, etc, subsidiando a definição e a adoção de novos procedimentos.


O monitoramento é feito sob dois aspectos, o quantitativo, ou seja, a pesagem dos resíduos gerados em cada edifício e o qualitativo, onde é avaliada a qualidade da segregação. O monitoramento aconteceu durante uma semana, de 26 a 30 de agosto.


Veja como funciona a Coleta Seletiva:

Monitoramento
Durante o estudo qualitativo o conteúdo de diversos sacos de lixo, previamente identificados e escolhidos aleatoriamente é observado de forma detalhada e anotado cada um dos aspectos incorretos. Com isto é possível avaliar a qualidade da segregação feita em cada um dos edifícios. É ainda possível identificar o local onde o resíduo foi gerado e a forma como foi recolhido pelos serventes.


Para Jacimara Guerra Machado, assessora técnica do EcoCâmara, os resultados não foram satisfatórios. “Não foi nada animador. É preciso que as pessoas se conscientizem do seu dever de cidadão. Não é difícil nem trabalhoso separar corretamente. É uma questão de cidadania e respeito para com as pessoas, os catadores de materiais recicláveis, que tiram daí o seu sustento. Com o descarte correto todos ganham”, conta.


Paula de Sousa, estagiária de Engenharia Ambiental do EcoCâmara pode acompanhar o monitoramento e fala sobre o que viu: “Dos resíduos que foram separados me chamou a atenção um fone de ouvido (lixo eletrônico) que estava no meio dos resíduos de papel e também a pouca quantidade de sacos com os resíduos corretos”, diz.


Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, tanto em termos de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção utilizados. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).


O EcoCâmara está revendo seu Plano de Gerenciamento de Resíduos, aprovado em 2002 pelo Ato da Mesa nº129, visando adequá-lo às novas diretrizes estabelecidas na Lei nº 12.305/2010, que aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.


Plano Nacional de Resíduos Sólidos
A Câmara dos Deputados irá convidar um representante do Ministério do Meio Ambiente ainda este ano para falar sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que foi coordenado e elaborado pelo MMA, com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) na elaboração do diagnóstico, e acompanhado pelo Comitê Interministerial, criado pelo Decreto nº 7.404/10, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações, e importantes instrumentos, tais como este Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que está em processo de construção e contemplará os diversos tipos de resíduos gerados, alternativas de gestão e gerenciamento passíveis de implementação, bem como metas para diferentes cenários, programas, projetos e ações correspondentes.