Ecocâmara promove dois dias de limpeza
Os funcionários do Anexo IV estão convidados a realizar uma verdadeira "faxina" no ambiente de trabalho nesta quarta-feira (30). É que o Núcleo de Gestão Ambiental (Ecocâmara) promove o dia do "Abrindo Espaços", uma iniciativa para incentivar os colegas a livrar os setores de tudo o que for desnecessário. O "Abrindo Espaços" — prática do chamado "Seiri" (que em japonês significa senso da utilização) - é mais do que uma simples organização. "O objetivo é proporcionar ambientes mais leves, criar espaços e melhorar os ambientes de trabalho", afirma a Coordenadora do Ecocâmara, Raquel Osório.
O QUE PODE SER JOGADO FORA
Os materiais fora de uso — papéis, revistas, livros e outros objetos em desuso - devem ser deixados na porta das salas para serem recolhidos pelas equipes da Administração de Edifícios (CAEDI). A eventual limpeza ou asseio dos locais depois de retirados os objetos ou móveis deverá ser solicitada aos serventes de cada andar dos Anexos e Edifício Principal.
Mas atenção: para a eliminação de qualquer documento oficial, mesmo aquele que pareça pouco útil ou inútil, é necessário entrar em contato com a Coordenação de Arquivo do Cedi, que prestará a assistência técnica necessária, visitando os órgãos que apresentarem tal demanda. O telefone para contato é 6-5630 - Seção de Avaliação e Recolhimento (Sarec).
O QUE DEVE SER CONSIDERADO ARQUIVO
De acordo com a Lei 8159/91, consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
A atenção na hora da limpeza é necessária para que sejam evitados possíveis danos ao patrimônio documental arquivístico da Câmara.
FAXINA NO ED. PRINCIPAL E ANEXOS II E III
Os funcionários do Edifício Principal e Anexos II e III deverão realizar a faxina na quinta-feira (31).
Vamos colaborar!
Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 20/3/05.