Diretora de Recursos Humanos chama EcoCâmara e Cefor para planejar educação sustentável na Câmara
Daniel Gonzaga
No encontro foram discutidos os planos de atividades relacionados a sustentabilidade para 2016
Na última quarta-feira (29), o EcoCâmara e o Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados) discutiram o plano de atividades relacionados a sustentabilidade dentro da Câmara dos Deputados para o ano de 2016. Debates, eventos institucionais e materiais educativos estão sendo preparados para instruir os servidores da Casa a adotarem hábitos ecologicamente corretos.
De acordo com a Diretora de Recursos Humanos, Maria Madalena Carneiro, é necessário inovar para tornar as atividades da Casa sustentáveis: “A Câmara, como um espaço de ressonância das questões nacionais, também deve se envolver com as questões ambientais, e não ficar apenas no aspecto legal de elaboração de leis ou de fiscalizar a aplicação do orçamento da verba pública, mas também de se envolver com o trabalho de educação e de conscientização das questões ambientais e ecológicas.”
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o EcoCâmara vai realizar uma mesa de debates intitulada “Integração terra-água: da teoria à prática”. O debate será no dia 22 de março, às 10 horas, no Plenário 2 das Comissões. Serão duas palestras. A primeira ministrada pelo secretário da Agência Nacional de Águas (ANA), Maurício Andrés Ribeiro, com o tema “Ecologizar a gestão das águas” e a segunda pelo Secretário de Meio Ambiente do município de Extrema/MG, Paulo Henrique Pereira, sobre “Projeto Conservador das Águas”.
Já em abril será lançada uma cartilha digital abordando os “5R’s da sustentabilidade” (Repense, Recuse, Reduza, Reutilize e Recicle). O objetivo deste projeto é de educar os servidores da Câmara para que suas rotinas de trabalho sejam modificadas, levando em consideração os fatores ambientais. Esse material está sendo elaborado pela equipe do Cefor.
A chefe da Seção de Execução do Cefor, Corina Castro Silva, enfatiza o papel dessas atividades educativas para a sustentabilidade: “Todos nós sabemos a importância da preservação dos recursos naturais, porém a maior parte das pessoas não sabe o que realmente deve ser feito. Há muitas dúvidas em relação a isso. Por isso, a educação ambiental dentro da Câmara dos Deputados orienta os servidores para colocar em prática hábitos de fato sustentáveis em nosso dia-a-dia”.