Diretor do Cefor apresenta Agenda de Educação Ambiental para 2010
O diretor do Centro de formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), Rogério Ventura, apresentou durante o evento a agenda de Educação Ambiental da Casa para 2010, além de um balanço das ações já realizadas nesta área. “Trata-se de um tipo trabalhoso de capacitação, pois não se limita a transmitir conhecimento ou a formar alguns especialistas, mas diz respeito, principalmente, a mudanças de atitude no corpo de servidores”, afirmou.
Entre as ações de Educação Ambiental já realizadas com sucesso dentro do programa Cefor Verde, o diretor do Cefor citou aquelas relativas à diminuição do uso de materiais didáticos, de papel e de copos plásticos, assim como a coleta seletiva de resíduos. As exposições, oficinas e cursos com enfoque ambiental realizados no mês do meio ambiente (junho) – como o Cefor Verde para Crianças, a oficina de pintura de canecas e a Exposição EcoCartoon sobre Aquecimento Global – também foram lembradas.
A parceria com o SOS Mata Atlântica no desenvolvimento do Programa Ecocamaradas de voluntariado socioambiental e a ampliação do número de vagas e do alcance dos cursos a distância, que contribuiu para a diminuição de gastos com papel, material didático e deslocamentos, também foram destaque.
Segundo Rogério Ventura, o Cefor pretende dar agora mais um passo em busca da construção de uma Câmara cuja gestão administrativa se baseie em ações ambientalmente sustentáveis. Ela está resumida na Agenda de Educação Ambiental 2010, na qual destacou foram destaques os seguintes projetos:
Curso de Educação Ambiental: a ser oferecido de forma aberta para todos os servidores, CNE's e secretários parlamentares, com o objetivo de levar o servidor da Câmara a refletir sobre o seu papel como um ser ativo na construção de uma sociedade sustentável. Tem por premissa a idéia de que as pessoas precisam mudar os seus valores para, a partir dessa mudança, mudar comportamentos. Importante também para capacitar o secretariado parlamentar no auxílio aos deputados nas discussões de temas ambientais.
Oficina de Pintura de Canecas: tem como objetivo promover a reflexão sobre o uso excessivo do plástico em nossa sociedade e seus impactos no meio ambiente, dando ao servidor a oportunidade de levar para o seu lugar de trabalho uma caneca pintada por ele próprio, para substituir o uso dos copos plásticos. Vale lembrar que a Câmara vai trocar as garrafas de água em PET por água filtrada servida em jarros, brevemente. Devido ao grande sucesso do projeto em 2009, serão duas turmas realizando a oficina a cada mês, que também poderá ser oferecida por solicitação de departamentos que queiram fazer uma campanha de adesão em massa ao uso canecas.
Curso de Licitações Sustentáveis: visa suprir a grande necessidade de atualização dos órgãos técnicos que trabalham com licitações na Casa, por conta de legislação recentemente publicada.
Inclusão do tema meio ambiente e sustentabilidade nos cursos voltados para a promoção de democracia: introdução do tema sustentabilidade nos cursos voltados para a cidadania, como o Estágio-Visita e o Parlamento Jovem.
Inclusão do tema meio ambiente e sustentabilidade nas ambientações de servidores e de secretários parlamentares: o servidor que se integra ao grupo de servidores da Câmara dos Deputados já fica sabendo, desde o seu ingresso, que a Câmara é uma casa que se preocupa com o meio-ambiente e que precisa da participação destes novos colegas nas iniciativas desta área. O tema também será inserido na próxima ambientação dos secretários parlamentares, no início do próximo ano.