Dicas de conservação do solo

 Evite calçadas concretadas. Isto muda o pH, aquece, impede trocas gasosas. Use pisos permeáveis que não necessitam de contrapiso. Além de protegerem a terra, auxiliam a infiltração da água das chuvas.
 Quando fizer uma obra, guarde o solo superior - 30cm. Ele é cheio de microvida e matéria orgânica. Guarde-o para refazer o jardim. Cubra as pilhas de terra, evitando que a chuva a carregue, e tenha cuidado para não contamina-la com produtos químicos (tinta, solvente, concreto). Se sobrar ao final da obra, espalhe uma camadinha pelo seu jardim, ofereça aos seus vizinhos, jogue em áreas verdes. Terra é muito preciosa para ser misturada ao entulho e chamada de "lixo".
 Não estacione sobre a grama. Isso compacta a terra, impede que ela respire e dificulta a infiltração da água das chuvas. Também evitará que pingos de óleo e gasolina contaminem o seu jardim.
 Promover períodicamente a troca das plantas de seu jardim ou plantar várias espécies juntas, em um mesmo canteiro, ajuda a manter o equilíbrio do solo.
 Ao adubar, não pense que "muito adubo" vai fazer "muito bem". Adube na quantidade indicada. Dê preferência aos adubos orgânicos. Quando em demasia, os sais dos adubos químicos contaminam a terra.
 Evite agrotóxicos. Eles não são "remédios" para os bichinhos do jardim; são veneno mesmo e podem permanecer no solo por longo tempo.
 Matéria orgânica é muito importante para a saúde da terra e o cerrado tem baixa quantidade dela. Não jogue no lixo folhas secas e restos das limpezas do jardim. Quem disse que folha seca é lixo? Varra para dentro dos canteiros e misture superficialmente à terra ou, então, deixe-as amontoadas em um canto que acabarão por se decompor. Espalhe nos canteiros, onde farão um bem imenso. Evite, apenas, juntá-las junto ao tronco das árvores.
 Mantenha a terra de seus canteiros sempre coberta com material morto (palha, restos de grama seca, até mesmo seixos). Assim, você aumentará a quantidade de matéria orgânica, protegerá o chão do impacto dos pingos de chuva, dos raios intensos do sol e auxiliará os pequenos animais que moram por lá.