Dia Mundial do Planeta Terra
Comemoramos neste mês, 22 de abril, o Dia da Terra. A data foi criada em 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição do planeta. A partir de 1990, outros países uniram-se oficialmente à causa, inclusive o Brasil.
No entanto, o Dia Mundial da Terra é mais do que uma data de comemoração. Ele vale para reavaliar nosso comportamento e de que modo nossas atitudes afetam o equilíbrio do planeta. Nesse contexto e, lembrando que os recursos naturais essenciais para a vida, em sua maioria, não são renováveis e nem inesgotáveis, nosso papel como consumidor é fundamental para o zelo da vida que existe por aqui.
Consumo consciente
Mudar nossas atitudes de consumidores é algo que ainda requer muita reflexão e perseverança. No século passado, pouco se ouvia falar em reciclagem, consumo sustentável, coleta seletiva, e produtos ecoeficientes. Mas os impactos ambientais do tipo, desmatamento excessivo, poluição das águas e do ar, entre outros já estavam sendo identificados desde a década de 70.
Hoje muitas questões, sobretudo as ecológicas e ambientais, nos encaminham a um despertar, nem sempre aceito com tanta prontidão quanto necessário. Entretanto, com muita informação e reeducação, tem-se buscado criar uma nova cultura que abra espaço para uma qualidade de vida sustentável.
Alguns fatores fazem com que as pessoas esqueçam que estamos passando por uma crise ambiental. Um deles é o crescimento populacional em todo o mundo, que causa uma necessidade grande de bens de consumo. Além disso, a sociedade está em constante transformação, inserindo novas tecnologias e novos produtos e provocando um consumo excessivo que gera, muitas vezes, desperdício.
Diante dos estímulos para o consumo, geralmente ignoramos todo o processo de descarte do lixo. Pesquisas na área ambiental mostram que cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo por ano. Não há como deixar de produzir lixo, mas podemos diminuir essa quantidade e reduzir o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
O consumo consciente ou sustentável é um conceito que hoje está além da direção da economia, dos direitos do consumidor e da reciclagem de lixo. Está dentro de um amplo contexto social, político e cultural. O consumidor pode utilizar os seus direitos e o seu poder em benefício de uma sociedade mais sustentável, deixando de ser um cidadão-consumidor e se tornando um consumidor cidadão.
Dicas para o ecocidadão
Atitudes concretas e voluntárias de consumo consciente permitem a qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida de todos. Acesse aqui o link, para saber o que pode ser feito.
O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos:
papel: de 3 a 6 meses;
pano: de 6 meses a 1 ano;
filtro de cigarro: 5 anos;
chiclete: 5 anos;
madeira pintada: 13 anos;
nylon: mais de 30 anos;
plástico: mais de 100 anos;
metal: mais de 100 anos;
borracha: tempo indeterminado;
vidro: 1 milhão de anos.