Defensivos Alternativos
Apresentamos algumas receitas de defensivos alternativos, desenvolvidos pela Embrapa:
Pulgões, lagartas, ácaros, cochonilhas e mosca branca: ½ litro de álcool 92, ½ litro de água, 100 gramas fumo de corda picado, 100gr sabão de coco picado. Misturar tudo, guardar em garrafa escura, fechada, por 15 dias. Coar e guardar em local escuro. Diluir em 2 litros de água.
Pulgões: 500g de folhas de tomateiro amassadas, 1litro de álcool. Guarde em recipiente escuro por alguns dias e coe. Para usar, diluir 1 copo em 10 litros de água.
Cochonilhas e pulgões: 125g de sabão de coco picado, 1litro de óleo mineral, 250ml de água. Para utilizar, dissolver 50g em 3 litros de água e pulverizar.
Várias pragas: 2 pimentas dedo de moça esmagadas, 1 cabeças de alho, 1 litro de água. Antes de aplicar, diluir em 2 litros de água.
Pulgões, ácaros, lagartas pequenas: 3 ramos de arruda ( 30cm) , 1 litro de água, 100 g de sabão. Bater, deixar repousar, coar. Antes de aplicar, diluir em 2 litros de água.
Besouros, gafanhotos e grilos, percevejos, pulgões: 125 flores de crisântemo amassadas, 1 litro de álcool, Deixar repousar por 24 horas e coar. Para aplicar, dissolver em 2 litros de água.
Atenção:
- Mantenha potes e utensílios destinados à preparação de venenos separados apenas para esse fim.
- Evite guardar venenos em recipientes que possam ser confundidos com bebidas ou alimentos.
- Marque sempre os frascos com uma etiqueta VENENO.
- Use luvas e avental plástico.
- Não fume e não coma enquanto estiver manuseando os produtos.
- Lave bem as mãos e os braços ao finalizar o trabalho.
Fonte das receitas: Embrapa