Defensivos Alternativos

As plantas são naturalmente resistentes aos ataques de pestes e doenças. Na natureza, em ambientes saudáveis, as várias formas de vida criam, entre si, controles capazes de equilibrar as espécies animais e vegetais. Em nossos jardins e hortas, em condições inadequadas, elas podem ser atacadas por muitas formas de vida e a primeira forma de combatê-los é observar os aspectos nutricionais das plantas, a iluminação do ambiente, a irrigação equilibrada e incentivar a existência de predadores naturais, tais como sapos, joaninhas e pássaros. Se, depois de todos estes cuidados, ainda precisarmos utilizar algum método de controle para minimizar os ataques às nossas plantas, devemos ter cuidado para não atingirmos as populações benéficas, eliminando apenas as formas indesejáveis de animais e preservando os recursos naturais.

Apresentamos algumas receitas de defensivos alternativos, desenvolvidos pela Embrapa:

Pulgões, lagartas, ácaros, cochonilhas e mosca branca: ½  litro de álcool 92, ½ litro de água, 100 gramas fumo de corda picado, 100gr sabão de coco picado.  Misturar tudo, guardar em garrafa escura, fechada, por 15  dias.  Coar e guardar em local escuro. Diluir  em 2 litros de água.

Pulgões: 500g de folhas de tomateiro amassadas, 1litro de álcool. Guarde em recipiente escuro por alguns dias e coe.Lagarta Para usar, diluir 1 copo em 10 litros de água.

Cochonilhas e pulgões: 125g de sabão de coco picado, 1litro de óleo mineral, 250ml de água. Para utilizar, dissolver  50g em 3 litros de água e pulverizar.

Várias pragas:  2 pimentas dedo de moça esmagadas,  1 cabeças de alho, 1 litro de água. Antes de  aplicar, diluir em 2 litros de água.

Pulgões, ácaros, lagartas pequenas: 3 ramos de arruda ( 30cm) , 1 litro de água, 100 g de sabão. Bater, deixar repousar, coar. Antes de  aplicar, diluir em 2 litros de água.

Besouros, gafanhotos e grilos, percevejos, pulgões: 125 flores de crisântemo amassadas, 1 litro de álcool,  Deixar repousar por 24 horas e coar.   Para aplicar, dissolver em 2 litros  de água.


Atenção:

-  Mantenha potes e utensílios destinados à  preparação de venenos separados apenas para esse fim.
 - Evite guardar venenos  em recipientes  que possam   ser confundidos com bebidas ou alimentos.
- Marque sempre  os frascos com uma etiqueta VENENO.
- Use luvas e avental plástico.
- Não fume e não coma enquanto estiver manuseando os produtos.

- Lave bem as mãos e os braços ao finalizar o trabalho.

Fonte das receitas: Embrapa