Curso de Educação Ambiental prepara servidores para atitudes sustentáveis
Começou no último dia 25 de maio o curso “Educação Ambiental – Construindo novos Valores de Cidadania e Sustentabilidade”, oferecido pelo EcoCâmara, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). As aulas vão até 10 de junho e, embora iniciadas antes, fazem parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, que acontecerão em junho.
O curso, para 25 servidores, tem por objetivo levar o servidor da Câmara a refletir sobre o seu papel como ser ativo na construção de uma sociedade sustentável, estabelecendo a relação entre o uso responsável dos recursos disponíveis e seu contexto profissional e pessoal. Os instrutores são Jacimara Guerra Machado, Paulo Henrique Silva, Viviane de Santa Clara Ramos e Adriana Fátima Rodrigues. Serão abordados temas como a extração de materiais, água e geração de energia; o poder da economia como uma mola propulsora da sociedade; o aquecimento global; consumo, consumismo e psicologia do consumo; lixo e reciclagem e o protagonismo socioambiental da Câmara dos Deputados. Além disso, será realizada uma visita, guiada por Tânia Maria Fonseca Pinto, à Coortrap, cooperativa de catadores que recebe os resíduos da Casa.
Na abertura, o coordenador-geral adjunto do EcoCâmara, Gilson Vasconcelos Dobbin, fez um balanço da evolução do tratamento do tema “Meio ambiente” e ressaltou que a sustentabilidade é hoje um dos pilares do planejamento estratégico da Casa. Jacimara Machado, por sua vez, disse que o curso é uma iniciação e que oportunidades de aprofundamento serão oferecidas, lembrando que certos setores tem a necessidade de obter maiores conhecimentos sobre alguns aspectos do tema. “Felizmente, a Câmara já se tornou referência para outros órgãos, pelo trabalho do EcoCâmara e dos ecocamaradas”, destacou a assessora.