Curso abordando a Sustentabilidade nas Rotinas Administrativas é realizado na Câmara dos Deputados em parceria com o Ministério do Meio Ambiente

Servidores da Administração Pública participaram da 3ª turma do Curso da Rede A3P - Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
10/12/2013 11h30

Paulo Barreiros

Curso abordando a Sustentabilidade nas Rotinas Administrativas é realizado na Câmara dos Deputados em parceria com o Ministério do Meio Ambiente

alunos do curso A3P 2013 em visita ao viveiro

Servidores da Administração Pública participaram da 3ª turma do Curso da Rede A3P - Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília/DF, de 03 a 05 de dezembro no Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR).  Com o objetivo de fortalecer a implantação das diretrizes da A3P nas instituições públicas, o curso busca integrar esforços e trocar experiências para o desenvolvimento de ações que promovam a sustentabilidade nas rotinas de trabalho, nos vários órgãos e entidades públicas. A turma contou com a participação de cerca de 40 servidores de vários órgãos da administração pública, inclusive da Câmara dos Deputados. 

Os participantes do curso puderam conhecer mais detalhes sobre os cinco eixos temáticos que norteiam a A3P, como:  uso racional dos recursos, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e licitações sustentáveis. O conteúdo programático procurou detalhar os eixos temáticos, estimulando a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho. Condutas como imprimir nos dois lados da folha, apagar a luz ao sair do ambiente, realizar compras públicas sustentáveis, priorizando critérios ambientais, dentre outras, são exemplos possíveis de mudanças que podem ocorrer no ambiente de trabalho e no comportamentos dos agentes públicos. 

Troca de experiências

 Os servidores trouxeram experiências e vivências dos seus respectivos órgãos públicos em relação à medidas e ações inovadoras em sustentabilidade já em uso por eles. Essa troca de informações contribuiu para um melhor aproveitamento da capacitação dos participantes cujas instituições fizeram a adesão às práticas sustentáveis na Administração Pública. A servidora pública, Lúcia Helena Rodrigues, do Ministério das Cidades, atua na área de Serviço de Atenção à Saúde , que é responsável pelos Programas de Qualidade de Vida e de Prevenção às doenças crônicas não-transmissíveis. Ela fala do ganho que obteve do curso da A3P. "O curso contribui para a troca de informação entre os participantes que atuam diretamente nas questões  sustentáveis e, através das dúvidas que surgem é possível encontrarmos soluções entre os parceiros", explica.

Dinamismo

Para a fixação dos eixos temáticos e esclarecimentos das dúvidas, os instrutores propõe dinâmicas, ao término de cada conteúdo. Divididos em grupos os participantes eram estimulados a elaborar projetos que buscassem solucionar os problemas ambientais previamente identificados. Em especial nessa turma, esta dinâmica foi muito bem aceita, pois proporcionou aos participantes a aplicação do conteúdo aprendido sobre  gestão de projetos, na elaboração de um projeto consoante aos eixos temáticos da A3P. A analista ambiental Angelita Coelho, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA/ Rede A3P destaca a participação da turma de Brasília. "Essa é a terceira turma e essa participação foi o ponto-chave. A construção de redes, a contribuição de cada um, o aprendizado adquirido foi um ponto muito positivo nesse curso.  Nós, da A3P vamos levar muitas lições e poderemos aprimorar o nosso planejamento nos próximos cursos", conta.

 

Participaram do curso representantes dos seguintes órgãos: Ministério das Cidades (MCidades),Empresa brasileira de hemoderivados e biotecnologia (Hemobrás - Brasília e Recife),  Fundação de Amparo à Pesquisa, Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres (IF Goiano), Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), Ministério da Saúde (MS), Exército Brasileiro, Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (DNIT), Polícia Civil do Estado do Mato Grosso, Casa Civil do Distrito Federal, Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do Estado do Maranhão (SEDES), Departamento Médico da Câmara dos Deputados (DEMED), Departamento Técnico da Câmara dos Deputados (DETEC), Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas / SP (TRT15ª), Hospital de Químicas/ SP, Instituto Federal Goiano, Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Governo de Tocantins (SEMADES), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e Companhia Energética de Brasília (CEB).

O curso terá, ao todo, 12 turmas, sendo três em Brasília e nove em outras capitais brasileiras. As informações sobre local e inscrições para as próximas turmas estão disponíveis, no site https://www.mma.gov.br/publicador/item/9068-curso-de-sustentabilidade-na-administra%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-da-a3p. 

Ao final do evento a turma foi visitar o viveiro da Câmara e conhecer as experiências de adoção de manejo sustentável adotado pela Casa.

Por: Sussane de Araújo Martins