Treinamento para funcionários une dinâmica com aprendizado
Com o objetivo de estabelecer relações e incentivar a cooperação e união dos trabalhadores, a oficina de sensibilização e treinamento para a coleta seletiva reúne funcionários para a capacitação de forma dinâmica e eficiente.
As turmas são divididas em três e o tempo estimado é de duas horas. Dentre as atividades desenvolvidas está à apresentação das principais diretrizes da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): a não geração, a redução da geração de resíduos, o reaproveitamento, a reciclagem, o tratamento e a disposição final adequada dos resíduos.
Além disso, são passadas informações sobre as consequências do impacto negativo sobre o meio ambiente, resultante do descarte incorreto dos resíduos, e aprendizados sobre coleta seletiva e os conceitos básicos de ecologia. Ao final das atividades, são realizadas reflexões a respeito da importância do trabalho em equipe, da preservação dos recursos naturais e consequente melhoria na qualidade de vida.
Para confirmar os resultados e obter maiores informações sobre as atividades e o nível de sensibilização e comprometimento com a execução, será realizada uma aplicação de questionários ao longo do mês de junho e julho com os colaboradores envolvidos nas oficinas.
Para Jacimara Machado, assessora técnica do Comitê, a ideia é que os funcionários entendam a importância da união para o processo da coleta seletiva.
De acordo com o coordenador geral do Comitê Gestor de Sustentabilidade, Gilson Dobbin, dar protagonismo aos agentes do Quadra ConVida por meio desta capacitação demonstra espírito de colaboração, humildade e empatia dos idealizadores deste projeto pioneiro. “Nós, participamos desta jornada com todo o empenho! Uma ação positiva e sustentável da Câmara dos Deputados e um presente para Brasília!”, completa.