Câmara adere à Hora do Planeta

23/03/2009 17h25

No dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30, em apoio à campanha Hora do Planeta 2009, a Câmara dos Deputados apagará  as luzes de suas instalações. Com o gesto, a instituição confirma sua adesão ao ato simbólico de alerta contra o aquecimento global promovido mundialmente pela Rede WWF.

A participação da Câmara no movimento foi confirmada com a assinatura de um termo de compromisso pela Frete Parlamentar Ambientalista e reafirma a constante preocupação da Casa com a preservação do meio ambiente.

Além de reconhecer a importância da ação, a Câmara pretende com o seu exemplo, estimular outros setores da sociedade e seu próprio corpo de funcionários a aderirem à campanha da WWF e atuarem em suas casas e esferas de relacionamento. Com o público interno o trabalho de conscientização é constante. O programa Ecocâmara, por exemplo, desde 2002 promove campanhas e atividades internas que buscam harmonizar as ações da Câmara com as questões relacionadas ao meio ambiente, promovendo novos referenciais e normas que respeitem valores de proteção socioambiental.

Além disso, a atuação legislativa dos parlamentares da Câmara em defesa da proteção do meio ambiente é reconhecida mundialmente. Não é incomum receber visita de outros países em busca das melhores práticas ambientais. Entre os bons exemplos está PL 18/2007 atualmente em tramitação na Câmara.

 

A campanha

O movimento Hora do Planeta, um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global, é promovido mundialmente pela Rede WWF desde 2007 e acontece pela primeira vez no Brasil neste ano. Mais de 20 cidades brasileiras e dezenas de empresas e organizações já confirmaram a participação na iniciativa.

Em Brasília, os monumentos que terão suas luzes apagadas são o Congresso Nacional, Catedral, Conjunto Cultural da República, Teatro Nacional, ministérios e iluminação pública da Esplanada. Outro ícone da cidade que pela primeira vez ficará desligado durante uma hora é o letreiro do Conjunto Nacional de Brasília, o shopping mais antigo da cidade, que também aderiu ao movimento.

 

Texto produzido pela Coordenação de Comunicação Institucional/SECOM da CD em 20/03/09