EcoCâmara expõe seu trabalho em eventos nacionais
No final do mês de maio, o Núcleo de Gestão Ambiental EcoCâmara participou, em São Paulo, de dois eventos expressivos na área de meio ambiente. O Viva a Mata (quarta edição) e o Ecobulding 2008 foram o cenário no qual EcoCâmara pôde compartilhar o conhecimento e a prática de gestão ambiental que vem adquirindo nesses cinco anos de existência
Viva a Mata
Realizado no Ibirapuera, maior parque em área e circulação de pessoas na capital paulista, o Viva Mata é organizado pela SOS Mata Atlântica, fundação com a qual a Câmara mantém parceria no desenvolvimento do Projeto Carbono Neutro e no Programa Ecocamaradas de voluntariado ambiental.
A assessora técnica Jacimara Guerra Machado fez um relato de como a Casa incorpora nas atividades do Núcleo a participação de servidores que se identificam com a área ambiental e com o trabalho que EcoCâmara desenvolve.
Além de compor as palestras sobre as experiências corporativas de voluntariado, a Câmara dos Deputados foi citada como a primeira instituição legislativa do mundo a aderir a proposta de compensar parcialmente a emissão de carbono decorrente de suas atividades. A iniciativa, que inclui o plantio de 12 mil árvores no Bioma Mata Atlântica, também tem sido exemplo na medida em que a Casa compromete-se a reduzir o consumo institucional com energia elétrica e combustível, principais emissores de CO2.
No estande reservado a projetos de educação ambiental, o EcoCâmara divulgou ainda o trabalho que conduz nas suas dez áreas de atuação. A radionovela Caminho das Águas, produzida pela Rádio Câmara e distribuída no evento em CD’s, atraiu a atenção de alunos e professores visitantes para o problema da poluição e escassez da água.
Ecobulding 2008
O debate sobre construção sustentável foi o tema central do I Fórum Internacional de Arquitetura e Tecnologias para a Construção Sustentável – Ecobuilding 2008.
Representando a Câmara, os servidores Fabiano Sobreira e Roberto Costa apresentaram, em palestra, um breve panorama e análise crítica sobre alguns dos caminhos que estão sendo seguidos pela Administração Pública e em particular pela Câmara dos Deputados na tentativa de tornar suas edificações mais sustentáveis.
Segundo os dois coordenadores, a experiência foi importante para ampliar a consciência de que preocupação ambiental deve ser integrada ao processo de concepção e licenciamento de projetos de engenharia e arquitetura, inclusive em termos de parâmetros legais.
A julgar pela receptividade do público e pelas demais experiências apresentadas, os servidores acreditam que a Câmara exerce um importante papel de referência nas políticas de responsabilidade socioambiental. Em relação a atividades de engenharia, construção e manutenção predial, as iniciativas da Casa são vistas como referências no panorama nacional e internacional.
A apresentação da Câmara compôs um universo de 74 trabalhos aplicados em todas as regiões do Brasil e oito internacionais, especificamente, da Espanha, Suécia, Alemanha, Estados Unidos, Costa Rica e África do Sul.
O Ecobuilding foi promovido pela Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica (ANAB Brasil) e diversos parceiros. O EcoCâmara foi um dos apoiadores oficiais do evento.
Matéria produzida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados - EcoCâmara