Conquistas de 2005 e metas para 2006

O ano de 2005 foi cheio de conquistas para o Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara). As parcerias internas e externas firmadas neste ano viabilizaram a implementação de diversos projetos em defesa do meio ambiente e na definição de novas metas para 2006.



ECOCAMARADAS

O programa de voluntariado do EcoCâmara, batizado de "EcoCamaradas", conseguiu arregimentar cerca de 50 voluntários, entre servidores efetivos, terceirizados, CNEs e secretários parlamentares. A proposta é aumentar o número de funcionários colaboradores com a causa, que sejam capazes de identificar oportunidades de ações ambientalmente corretas. Para isso, no próximo ano os EcoCamaradas estarão capacitados para relacionar os conceitos ambientais às atividades cotidianas de trabalho.



CLICK CERRADO

Sob a inspiração do "Click Árvore", programa de reflorestamento da Fundação SOS Mata Atlântica, o EcoCâmara iniciou articulações para viabilizar a criação do "Click Cerrado". O Núcleo conseguiu reunir duas autoridades na área, que iniciaram o debate: o diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, e o professor da Universidade de Brasília especializado em cerrado, Manoel Cláudio.
Em parceria com a Fundação, está disponível na página do EcoCâmara na Internet o link do Projeto "Click Árvores". 



GESTÃO DE RESÍDUOS

Dois dos principais setores da Câmara que lidam com materiais que apresentam risco potencial ao meio ambiente e à saúde já dispõem de orientações adequadas para o descarte dos seus resíduos. Mediante o Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), o Departamento Médico (Demed) conseguiu reduzir em 70% o volume de lixo submetido à incineração, processo de descarte considerado controverso. Resultado: a equipe responsável pelo plano vem compartilhando experiências dentro do setor médico do Distrito Federal e relatando a prática em publicações especializadas.
Na Coordenação de Transportes, o Plano está em fase de elaboração. No entanto, o mapeamento já registrou oportunidades de melhoria em vários procedimentos da Coordenação. Os principais ajustes — a adequação do posto de gasolina e a reforma da cabine de pintura — serão prioritários no próximo ano.

 

INCLUSÃO SOCIAL

Desde 2003, como prova de sua responsabilidade socioambiental, a Câmara faz a doação dos materiais descartados (papel, papelão e plástico) à Cooperativa de Catadores de Lixo do DF (Cortrap), por força de convênio. Em 2005, devido às melhorias promovidas no processo do descarte de resíduos, a Cortrap chegou a recolher por mês 50 toneladas de lixo gerado nas dependências da Casa.
O EcoCâmara também apóia outros projetos que assegurem a sustentabilidade dessa Sociedade. O Vassoura Ecológica é um desses projetos. Com recursos doados pelo Comitê da Ação e Cidadania para a compra de equipamentos, a Cortrap comercializará em 2006 vassouras feitas com material reciclado.



ECONOMIA NO CONSUMO DE ÁGUA

Desde 2004, modificações na rotina da limpeza do espelho d’água garantem à Casa uma economia anual de 200 mil reais. Em setembro deste ano, mais uma medida foi incluída para reduzir o consumo de água potável no local. O Projeto Evaporação de Água por Filmes Monomoleculares, da empresa Lótus Química Ambiental, alcançou resultados preliminares com redução de 30% na perda de líquido no processo de evaporação, sem interferir no clima da região.



SENSIBILIZAÇÃO

Fomentar a responsabilidade socioambiental como atitude essencial para o desenvolvimento sustentável exige esforços contínuos de sensibilização. Adepto à estratégia, o EcoCâmara promoveu ao longo de 2005 treinamentos, seminários, gincanas e exposições com parceria interna e externas (entidades públicas e privadas). Comemorando a Semana do Meio Ambiente, por exemplo, foram distribuídas mil mudas de Ingá, doadas pela fundação SOS Mata Atlântica. A TV Câmara, por sua vez, produziu 2 vídeos institucionais que exibem as atividades desempenhadas pelo Núcleo, de forma a incentivar demais órgãos estatais a implementarem seus respectivos programas de gestão ambiental, conforme estabelece a Agenda Ambiental A3P.



AGRADECIMENTOS

Por esses e por tantos outros projetos que marcaram para o EcoCâmara o ano de 2005, o Núcleo agradece o apoio constante da Diretoria-Geral, do Departamento de Material e Patrimônio (Demap), Departamento Médico (Demed), Departamento Técnico (Detec), Cefor, Departamento de Pessoal (Depes), Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), Centro de Informática (Cenin), da Coordenação de Transportes, do Espaço Cultural, Comitê da Ação e Cidadania e Departamento de Polícia Legislativa (Depol). Sem o esforço conjunto, a tarefa de internalizar fatores socioambientais às atuações administrativas seria difícil.

 

Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 12 de dezembro de 2005.