EcoCâmara conquista a cidade
Em exposição realizada no Pátio Brasil durante a Semana do Meio Ambiente, o EcoCâmara teve a oportunidade de mostrar à comunidade como a Casa vem mantendo o compromisso com a preservação ambiental.
Convites
O material, composto por simuladores de procedimentos de arquitetura, engenharia e gestão de resíduos; exposição de fotografias feitas pelo servidor Pedro Carneiro, entre outros, chamou a atenção de diversas pessoas. Além de visitantes que estavam de passagem pelo shopping, foram conferir a produção dirigentes do Governo Federal e Distrital e empresários de Brasília. Bem impressionados com o material e os resultados alcançados pela Câmara, o Núcleo recebeu convites para apresentar seu trabalho em escolas públicas e particulares, bem como do III Jamboree Nacional de Escoteiro que acontecerá em julho.
Para atender às diversas solicitações, o EcoCâmara planeja demonstrar, por meio de palestras, os estudos desenvolvidos pelos diversos setores da Casa que objetivam reduzir os impactos ambientais causados pelo exercício de suas atividades.
Segundo Rachel Osório, coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental, "o sucesso foi o resultado do trabalho conjunto de toda a Instituição, sobretudo da dedicação da Coordenação de Projetos do Departamento Técnico e da Secretaria de Comunicação Social".
Rádio Câmara
No evento, a Rádio Câmara entrevistou deputados e atuantes ligados ao meio ambiente. Foram debatidos os temas a licença ambiental para ocupação de território, biodiesel, transgênicos, consumo sustentável e biodiversidade, que podem ser ouvidos pelas gravações disponibilizadas pela Rádio na Internet ou clicando aqui. (https://www2.camara.gov.br/radio)
Feira de Ambiente do DF
Ao final da exposição no Pátio Brasil Shopping, o estande foi transferido para a Feira de Ambiente do Distrito Federal, no Parque da Cidade, que recebeu a visita do secretário do Meio Ambiente do DF, Roberto Eduardo Giffoni, e do chefe do Departamento de Parque e Jardins da Novacap, Francisco Osanam Correia Coelho de Alencar.
Prejuízos
Voltado para o público interno, a mostra exibida no Hall da Taquigrafia no dia 5 deveria permanecer até 9 de junho, se não fossem os prejuízos causados pela invasão do Movimento pela Libertação dos Sem-Terra na terça-feira (6). No entanto, os setores que produziram o material já se comprometeram na recomposição de estrutura semelhante.
Plantio na Residência Oficial
Na quinta (8), foi plantada na Residência Oficial uma muda da árvore "Mulungu", de nome científico Eritrina velutina, cultivada no viveiro da Câmara. O Mulungu é uma planta nacional, originária do Nordeste, especificamente da área de várzea da Caatinga. Ornamental, ela produz flores cor de laranja, muito procurada por pássaros e beija flores.
Presenciaram o plantio o Presidente da Câmara, Aldo Rebelo, sua mulher Rita e o filho Pedro, além do Presidente da Comissão do Meio Ambiente Luiz Carreira (PFL-BA) e de alunos da Escola Pública de Brazlândia.
Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 12/6/06