Conheça o destino dos materiais recolhidos durante a campanha “Sustentabilidade na Mudança de Legislatura” – 2010/2011

Os objetos recolhidos durante a campanha “Sustentabilidade na Mudança de Legislatura” de 2010/2011, depois de transportados de seu local de origem pelos responsáveis pela limpeza e por auxiliares de serviços gerais, passaram por uma rigorosa triagem, realizada pelos ecocamaradas, sob a orientação do Escritório Verde do EcoCâmara. Receberam, então, diferentes destinos, de acordo com sua utilidade e com o benefício socioambiental que seriam capazes de gerar.

Do total, cerca de um terço foi diretamente para a Cortrap, a cooperativa de catadores que mantém convênio com a Câmara dos Deputados. O restante foi destinado à Campanha Pegue Seu Livro, do EcoCâmara, e doado para outras instituições e projetos de leitura solidária.


A campanha Pegue seu Livro aconteceu nas dependências do Escritório Verde durante os meses de novembro e dezembro de 2010 e de janeiro de 2011, doando quase 2 mil livros. Como parte da iniciativa, também foi montado um estande na 11ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Auditório Nereu Ramos, localizado no Anexo II da Casa.


O projeto “Padarias Espirituais”, que monta bibliotecas comunitárias no interior do Brasil, recebeu mais de 2 mil livros. Foram doados livros e outros materiais para as prefeituras de Arraias (TO), Formosa (GO) e Santana (AP) e para o Centro de Ensino Superior de São Gotardo (MG), assim como para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Cerca de 913 revistas (exemplares de Veja, Isto é, Consulex, Carta Capital, Cadernos Adenauer, Revista do Sesc e Hoje em Dia, entre outras) foram encaminhadas à Seção de Desenvolvimento de Coleções da Coordenação de Biblioteca (Cobib), do Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara, para intercâmbio com outras bibliotecas.


Mais de 200 mil envelopes e um grande número de etiquetas foram devolvidos para o Almoxarifado do Anexo IV, para redistribuição interna. Papéis impressos apenas de um lado passaram por limpeza e separação para a confecção de blocos de rascunho.


Além disso, o Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) colocou uma sala à disposição do EcoCâmara, onde foram depositados papel, livros, publicações da Câmara, catálogos telefônicos e pastas A/Z,  que serão doados  ou  reutilizados em breve.