EcoCâmara comemora a Semana do Meio Ambiente 2006

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, o EcoCâmara promove exposições e debates no espaço central do Pátio Brasil Shopping, entre os dias 29 de maio (segunda-feira) e 3 de junho (sábado).

Segundo a coordenadora do Núcleo, Rachel Osório, "o diferencial dessa mostra é expor ao público externo o trabalho desenvolvido pela Câmara na área ambiental, de modo a motivar outras instituições na busca por soluções ecologicamente sustentáveis".

As ações ambientais desenvolvidas com sucesso serão mostradas a adultos e crianças por meio de fotografias, documentos, reportagens, personagens infantis, Internet, entrevistas e outras instalações. Links da Rádio Câmara com entrevistas ao vivo de deputados ligados ao tema do meio ambiente serão transmitidas também a partir do Shopping Pátio Brasil.


Instalações

Linha do tempo sobre a legislação ambiental no Brasil;
Documentários e vídeos da TV Câmara sobre o meio ambiente. Mostra das ações do Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara) na coleta seletiva e processamento de lixo hospitalar, bem como: dicas para cuidar de jardins sem agrotóxico, receitas de inseticidas naturais, modelos de jardins xerófitos (secos), mostra de papel reciclado e outras;
Mostra de plantas cultivadas nos viveiros da Câmara;
Distribuição de sementes de plantas do cerrado pela Turma do Plenarinho - personagens do site infantil da Câmara dos Deputados (www.plenarinho.gov.br);
Exposição de fotografias de 40 pássaros que vivem no habitat da Câmara, com informações sobre as características, alimentação, comportamento social e reprodução de cada espécie. As fotos foram tiradas pelo biólogo e servidor da Casa Pedro Carneiro;
Processo de criação da Cooperativa dos Catadores de Papel da Câmara, responsável por dar a destinação correta dos materiais recicláveis gerados pela Casa, que hoje reúne cerca de 150 famílias;
Estações de computador com acesso ao Plenarinho (www.plenarinho.gov.br), o sítio infanto-juvenil da Câmara dos Deputados, e à Agência Câmara.


Entrevistas

A Rádio Câmara, usual parceira do EcoCâmara, estará presente entrevistando ao vivo deputados e atuantes ligados ao tema meio ambiente. Durante toda a semana, a partir das 11 horas, a emissora promove debates no shopping, transmitidos ao vivo.

O Governo do Distrito Federal (GDF) quer retomar a competência para emitir licenças ambientais para os empreendimentos situados nesta APA do Planalto Central. Em 2002, esse processo passou a ser feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um órgão federal. O objetivo da transferência foi coibir as ocupações irregulares tanto de áreas públicas como de particulares.

Já tramita na Câmara o Projeto de Lei 2.572/03, do deputado Jorge Pinheiro (PL-DF), que modifica o processo de gestão dessa APA do Planalto Central, retornando a competência do licenciamento para o GDF.

Na terça-feira (30), o tema do debate promovido pela Rádio Câmara será o Biodiesel. Participam o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PPS-SP), o coordenador de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), Márcio Nappo, o representante do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Gomide, o diretor do Programa de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente, Rui Gomes, e o professor da UnB, Paulo Soares.

Na quarta-feira (31) o tema em debate será os Transgênicos. Participarão do debate: os deputados Sarney Filho (PV-MA) e João Alfredo (PSOL-CE), o pesquisador da Embrapa Carlos Castro e o gerente de recursos genéticos do Ministério do Meio Ambiente, Rubens Nodari.

Na quinta-feira (1°) o debate será em torno da Biodiversidade, com a participação do deputado federal e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Luiz Carreira (BA), o líder do PV na Câmara dos Deputados, Edson Duarte, do diretor do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade do MMA, Paulo Kageyama, do superintendente executivo da ONG Funaro e coordenador da Rede Cerrado de ONGs, César Victor.

Na sexta-feira a assessora técnica do EcoCâmara, Jacimara Guerra Machado, o especialista em Gestão de Resíduos, Walfrido de Assunção, o coordenador de Gestão Ambiental do Sebrae/DF, James Reesberg, e o diretor da Secretaria de Educação Ambiental do MMA, José Vicente de Freitas, debaterão o impacto do consumo no meio ambiente.

Para participar das discussões, basta ir ao Pátio Brasil. Para escutar ao debate basta sintonizar a Rádio Câmara, em Brasília, na freqüência modulada (FM) de 96,9 MHz; ou via satélite, em todo o Brasil, por meio do satélite Brasilsat I, na frequência de 1523 MHz, com o uso de um receptor padrão MPEG II e antena parabólica.

Na Internet, o endereço da emissora é www.camara.gov.br/radio, em que, além da audição em tempo real, é possível acessar e baixar programas jornalísticos e culturais.


Origem da data

Há mais de 30 anos, junho foi escolhido como Mês do Meio Ambiente e o dia 5 como Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 pela ONU para marcar o final da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovida na Suécia e que resultou na criação do Programa do Meio Ambiente da ONU (do Programa do Meio Ambiente da ONU (Pnuma, ou UNEP, em inglês), cuja sede fica em Nairóbi/ Quênia (África).

No entanto, só a partir da Eco 92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992 - que a data ganhou fama mundial sendo comemorada em praticamente todas as cidades de todos países. É claro que o aumento da preocupação com as causas ambientais também contribuiu para isso.


Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental, maio de 2006